Agricultura

Um mamão bem ao gosto do “Tio Sam”

Contribuindo com cerca de 38% da produção mundial, o Brasil é líder no ranking dos países produtores de mamão com uma produção de aproximadamente 1.700.000 t/ano, um negócio que movimentou 20 milhões de dólares em 2001. As regiões Nordeste e Sudeste (ES) lideram a produção da fruta, destacando-se a Bahia como primeiro produtor, seguido pelo Espírito Santo.

A boa qualidade da fruta e ausência de pragas e doenças são as principais exigências dos mercados importadores de fruta.

O mamão do sul da Bahia tem boa qualidade, apresentando, entretanto, dois problemas fitossanitários principais que exigem maior atenção: moscas das frutas e doenças causadas por virus.

Visando equacionar o problema moscas-das-frutas, a Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia (SEAGRI-BA), através da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia, (ADAB) em cooperação com a Associação de Produtores de Frutas (PROFRUTA)implantaram o projeto “Systems Approach para o mamão do sul da Bahia”. O projeto foi iniciado em janeiro de 2001 e tem seu término previsto para dezembro de 2002, resultando na abertura do mercado norte americano para o mamão baiano.

Abrangência do projeto

Geograficamente o projeto se estende desde a fronteira com o Estado do Espírito Santo até o Rio Jequitinhonha, com cerca de quinze produtores cadastrados.

O que é Systems Approach? Essa expressão pode ser traduzida como um enfoque sistêmico de todo o processo de produção da fruta – desde as práticas culturais em campo, passando pelo processo de embalagem em packing house (galpão de embalagem) até o seu embarque com destino ao consumidor. O Systems Approach visa a produção de fruta de alta qualidade, sem resíduos de agroquímicos e sem a presença de pragas classificadas como quarentenárias pelos países importadores, especialmente as moscas-das-frutas.

O que vem a ser controle de pragas em área ampla? – Esse é um conceito moderno que além da execução do controle propriamente dito das pragas em nível de fazenda, objetiva a adoção de medidas preventivas capazes de dificultar ou reduzir a dispersão da praga entre duas ou mais fazendas ou entre regiões produtoras. No caso do mamão, os principais alvos são as doenças causadas por vírus (meleira e mancha anelar) e as moscas-das-frutas que, por suas características biológicas se dispersam facilmente. Nesse contexto, cabe ao Estado (ADAB e DFA-BA) as ações de orientação, educação e fiscalização dos segmentos da população envolvidas com o agronegócio mamão e a manutenção das barreiras fitossanitárias. Às instituições de pesquisa cabe avançar na fronteira do conhecimento, trazendo informações capazes de melhorar continuamente o sistema de produção do mamão. Nesse projeto, são contempladas ações de pesquisa referente à análise de látex e semente do fruto para determinar o teor de benzil-isso-tiocianato (BITC), componente químico responsável pela resistência ao ataque das moscas-das-frutas, em diferentes estágios de maturação do fruto, em três variedades (Sunrise Solo, Formosa e Golden).

Principais estratégias do projeto: Manutenção permanente de um sistema de monitoramento populacional e controle de moscas-das-frutas, inspeção e erradicação de plantas atacadas pela mancha anelar e pela meleira, além de melhorias no sistema de colheita e embalagem da fruta.

Instituições envolvidas no projeto e respectivas competências são a ADAB (execução direta), PROFRUTAS (apoio logístico e financeiro), CEPLAC/EMARC – Teixeira de Freitas (treinamento de mão-de-obra e apoio logístico), MAPA/DFA-BA, USDA (supervisão) e EMBRAPA e USP (elaboração do projeto e assessoria).

Antonio Souza do Nascimento* Engenheiro agrônomo, Pesquisador da EMBRAPA Mandioca e Fruticultura e Bolsista do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *