Tecnologia

Investimentos – novas pesquisas á vista

Empresa de nutrição animal faz parceria com FZEA/USP, de Pirassununga, e inaugura Centro de Pesquisas para Nutrição Animal.

Mais do que simplesmente atender as exigências dos bovinos de corte em termos de nutrição, as indústrias de alimentação animal têm de se adiantar a essas necessidades e buscar sempre novas alternativas para fornecer aos ruminantes a resposta ideal para proporcionar maior ganho de peso, fertilidade, precocidade e produção de carne e leite no menor espaço de tempo.

Essa premissa está na base da criação do Centro de Pesquisas da Premix – Técnicas Suplementares, unidade de experimentos básicos, idealizados pelo diretor ténico Lauriston Fernandes Bertelli em parceria com o professor Raul Franzolin Neto, da Faculdade de Zootecnia e engenharia de alimentos (FZEA), da Univerdidade de São Paulo – campus de Pirassununga (SP), inaugurado hoje, 30 de novembro, na Fazenda Cipopal, em Patrocínio Paulista (SP). Resultado de 15 meses entre projeto e execução, o Centro resulta de investimentos de cerca de R$ 160 mil, feitos integralmente pela Premix.

A infra-estrutura do Centro de Pesquisas possibilita a elaboração de pesquisas básicas, voltadas à avaliação – em condições de pastejo ou de confinamento – de novas tecnologias em nutrientes. “O processo é simples, mas de tremenda importância. Com a parceria com FZEA/USP, teremos condições de realizar pesquisas de matérias-primas, objetivando identificar sua ação efetiva no metabolismo dos bovinos. Esse processo dará grande agilidade a Premix no desenvolvimento de novos e modernos suplementos nutricionais”, ressalta Lauriston Bertelli.

Pela parceria com a FZEA/USP, a Premix cede as instalações do novo Centro de Pesquisas e os profissionais da universidade, sob a coordenação do prof. Raul Franzolin Neto, serão os responsáveis efetivos pelos experimentos. Dessa forma, as pesquisas terão a chancela oficial da instituição.

Duas frentes

O Centro de Pesquisas da Premix trabalhará, inicialmente, em duas frentes principais: ganho de peso e nutrição de bovinos. Os trabalhos já foram iniciados e os animais estão em processo de adaptação. Segundo Lauriston Bertelli, um dos primeiros experimentos envolve o desempenho de um aditivo nutricional que auxilia o metabolismo celular de bovinos. Para esse trabalho, estão sendo utilizados os seis piquetes, que devem receber até cinco animais cada. Os bovinos serão distribuídos em três tratamentos (A, B, C), de acordo com a média de semelhança entre eles (randonização). Cada grupo será alimentado com pastagem (brachiarão), água e um suplemento diferente. Os testes com esses animais durarão 90 dias e serão avaliados o desempenho em ganho de peso com os diferentes tratamentos.

O Centro de Pesquisas conta, ainda, com uma estrutura interna (galpão) com sete baias, onde há, também, um pequeno laboratório para preparar a dieta dos bovinos. Outro experimento está sendo projetado para avaliar o metabolismo ruminal e a sínese de proteína microbiana. A finalidade dessa pesquisa é analisar a parte fermentativa do rúmen utilizando animais. A fístula permite a análise da digestão ruminal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *