Pecuária

Inseminação – na era da “qualidade garantida”

Lagoa da Serra e Colégio Brasileiro de Reprodução Animal firmam convênio para certificação de qualidade do sêmen bovino.

Até o final do ano, mais de 32 milhões de bovinos terão sido abatidos no País, proporcionando a oferta de quase 7 milhões de toneladas de carne, dos quais mais de 800 mil t serão exportadas e 6,2 milhões/t serão consumidos internamente. Por conta destes números fantásticos, a pecuária deverá movimentar algo em torno de US$ 25 bilhões em 2001, consolidando sua posição de principal atividade primária do Brasil.

O que pouca gente se dá conta, no entanto, é que toda essa produção depende diretamente da genética utilizada para os cruzamentos dos animais. Em outras palavras, para a pecuária brasileira continuar crescendo e gerando receita para o País, é preciso que seja utilizado material genético de qualidade para reverter em bovinos que cresçam mais rápidos e sejam transformados em carne macia e saborosa o mais cedo possível.

A central de inseminação Lagoa da Serra (Sertãozinho, SP) e o Colégio Brasileiro de Reprodução Animal (CBRA) estão dando um grande passo para garantir a qualidade do sêmen utilizado para o cruzamento dos animais responsáveis pela produção de carne bovina.

Por iniciativa do CBRA e da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) foi criado o Selo de Qualidade de Fertilização de Sêmen. Trata-se de uma certificação do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal de que o material genético utilizado para inseminação artificial atente aos mais rigorosos parâmetros de qualidade. Em outras palavras, o sêmen certificado com o selo tem a chancela do CBRA, comprovando sua fertilidade, e o pecuarista pode utilizá-lo com total segurança e garantia.

A Lagoa da Serra, uma das maiores centrais de inseminação artificial do País, com vendas de 1,25 milhão de doses de sêmen em 2000 e previsão de superar 1,45 milhão/doses este ano, se inscreveu no Selo de Qualidade de Fertilização de Sêmen do CBRA.

O convênio foi firmado dia 01 de agosto, ás 20 horas, durante a abertura da 14ª edição do congresso Brasileiro de Reprodução Animal, em Belo Horizonte (MG). O presidente da Lagoa da Serra, Guus Leaven, e o diretor da central, Maurício José de Lima, estiveram presentes no evento. Ainda durante o Congresso Brasileiro de Reprodução Animal, foram homenageados profissionais que se destacaram na reprodução animal no Brasil. A Lagoa da Serra patrocinou o prêmio “Antônio Mies Filho” para o representante Edivan Maciel de Azevedo, do Acre, pela consolidação da inseminação artificial no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *