Agricultura

Café – é hora de proteger o cafezal

Eliminação das plantas daninhas e produção de cobertura morta ajudam no florescimento dos cafezais.

Em início de florescimento, os cafeeiros necessitam de mais umidade para que mais flores se transformem em fruto (chumbinhos) e haja uma produtividade satisfatória. Para que isso ocorra, também é preciso que a planta não sofra nenhum tipo de estresse, o que ocasionalmente acontece quando o solo é revolvido em roçadas e passadas de grade para eliminação das plantas daninhas.

O mais recomendado, segundo o engenheiro agrônomo Sérgio Alexandrino, da Monsanto, que é nesta fase de florescimento, que vai até o final de outubro, o cafeicultor faça uma primeira aplicação de um herbicida. “Com a sua aplicação nas ruas dos cafezais, serão eliminadas plantas desde a raiz, o que evita a matocompetição por água e nutrientes. Também será produzida uma cobertura morta, que manterá a umidade do solo e garantir o florescimento e maior produção do cafeeiro”, explica Alexandrino.

De acordo com o engenheiro agrônomo, operações como a roçada e uso de grades só trazem satisfação momentânea, já que apenas cortam o mato, mas a competição por água e nutrientes continua, pelas raízes. “Além disso, o solo fica exposto, o que reduz a umidade da terra e prejudica o florescimentos”, acrescenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *