Pecuária

Leite – dieta certa para cada fase da vida do animal

Na opinião de especialistas do setor de leite, a nutrição é fundamental em todas as fases de vida do animal. Exatamente por isso, a consulta a órgãos de pesquisas e profissionais do mercado devem integrar o dia-a-dia do produtor. Mais: alguns técnicos acreditam que o preparo do alimento na propriedade pode contribuir para a redução de custos.

Duarte Villela, pesquisador da Embrapa Gado de Leite, explica que as misturas de concentrados para alimentação de vacas com elevado potencial de produção leiteira não precisam ser compostas por múltiplos e variados ingredientes. Se o rebanho dispõe de bons volumosos sob a forma de silagem, feno, é conveniente que a mistura de concentrados contenha fonte de alimentos energéticos e protéicos, em níveis adequados.

Para cada quilo de leite produzido com 3,5% de gordura, uma vaca precisa ingerir 90 g de proteína e 33 g de NDT (energia). Portanto, relação de 3,7 vezes mais energia que proteína. A Tabela 1 mostra opções de concentrados também poderá ser adquirido no mercado, garantindo-se concentração de 23% a 24% de proteína bruta e de 81% a 84% de NDT (energia), desde que seja avaliada a convivência de usar alguns alimentos especiais sugeridos, como farinha de peixe e semente de algodão.

Já na Tabela II, as sugestões são para ração completa e devem ser oferecidas aos animais, conforme a categoria:
Vacas em lactação:

* recém-paridas até 100 dias de lactação, com produção igual ou superior a 35 kg/leite/dia, devem receber, á vontade, uma das opções – C1, C2, C3, C4 ou C5;
* vacas no segundo terço da lactação, 101 a 200 dias, devem receber, á vontade, as opções C6 ou C7;
* vacas no terço final da lactação, acima de 200 dias, devem receber , á vontade, opções C8 ou C9 e, dependendo da condição corpórea, C11.

Vacas secas:

* no primeiros 30 a 40 dias após a secagem devem receber, á vontade, opções c8 ou c9;
* se estiverem com condições corporal inferior ou escore menos de 3 podem receber, á vontade opções C6, C7 ou C10.

Novilhas e vacas gestantes:

* três ou quatro semanas antes do parto recebem, á vontade, opções C1 a C5 e, dependendo das condições corporais, escore 4 ou 5, opções C10 ou C11.

Fêmeas:

* 71 a 180 dias recebem, á vontade, opções C13;
* 181 a 365 dias recebem, á vontade, opção C8 ou C9;
* 13 a 24 meses recebem, á vontade, opção C8 ou C9. Se apresentarem perda de peso, opções C10, C11 ou C12;
* gestante nas três ou quatro semanas antes do parto, opções indicadas para novilhas gestantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *