Tecnologia

Novidade – nova tecnologia garante a conservação da água de côco

A Embrapa desenvolveu uma tecnologia de conservação de água de coco envasada que mantém as propriedades nutricionais do fruto, não altera o sabor e oferece maior tempo de prateleira do produto. Isso é conseguido graças ao processo de ultrafiltração, que consiste na filtragem da água de coco por uma membrana micro-porosa em temperatura ambiente. Nela ficam retidos os micro-organismos responsáveis pela deterioração da água de coco e as enzimas que provocam alterações sensoriais (na cor, sabor e aroma do produto). Os métodos tradicionais de conservação (pasteurização e o congelamento) têm demonstrado limitações. Na pasteurização, a água de coco pode sofrer alterações sensoriais. O uso do congelamento por sua vez, implica em altos custos e impede o consumo imediato.

A água de coco envasada e refrigerada apresenta uma vida de prateleira bastante curta, cerca de dois dias, restringindo bastante a expansão deste mercado. A água de coco verde é uma bebida agradável, que possui grande apelo popular devido às suas qualidades terapêuticas e nutricionais.

Em geral, este produto é comercializado dentro do próprio fruto. Esta prática envolve problemas relacionados principalmente ao transporte, armazenamento e perecibilidade do produto, sendo fundamental a sua industrialização.

A Embrapa Agroindústria de Alimentos está disposta a estabelecer parceria com interessados em desenvolver embalagens adequadas a esta tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *