Eventos

Vendas em leilões experimentaram crescimento

Depois de um ano muito difícil para o mercado como foi 1999, onde a maioria das médias caíram não só em real, mas também em dólar, qualquer previsão mais otimista para o ano seguinte parecia soar como exagerada. A performance das vendas em leilão no ano que passou, porém, acabou mostrando que a tradicional cautela, pelo menos dessa vez, foi injustificada.

A oferta apresentou um percentual de crescimento inferior ao que foi verificado entre 98 e 99 no balanço da Revista rural, passando de 48.329 para 57.191 animais (aumento de 18%). Entretanto, em termos de preço médio, a situação foi bem diferente. A grande maioria das raças conseguiu recuperação no preço médio, entre bovinos de corte, leite e equinos. A pequena oscilação no cambio verificada ao longo de 2000, tendendo a estabilidade, a volta do capital estrangeiro e a recuperação da maioria dos índices econômicos do país ajudaram a dar maior confiança aqueles que investiram em animais de seleção mais apurada.

Com esse quadro, o mercado de leilões movimentou perto de R$ 187 milhões em 954 remates, marca que quase multiplica por dois o faturamento registrado em 1998, quando foram á pista 35.458 animais em 708 promoções, rendendo R$ 102 milhões.

Em 99, com o rompimento do dique que sustentava o Real frente ao dólar, o mercado sofreu um forte abalo e, mesmo mantendo a curva de crescimento na oferta, os preços em sua maioria, não conseguiram acompanhar o mesmo caminho.

O ano do leite

O mercado de raças leiteiras esteve longe de ser extraordinário, mas foi que conseguiu maior salto no ano que passou e colaborou com 5.387 unidades dos 8.862 animais vendidos a mais expressivo lembrando que, até 99, o mercado leiteiro respondia por apenas 24% dos negócios realizados. Este ano, porém, ele aumentou sua fatia no bolo, atingindo 30% do total da oferta.

Já os equinos mantiveram praticamente o mesmo volume de animais negociados, com 7.319 animais em 277 pregões (em 99 foram á pista 7.153 produtos, divididos em 219 promoções).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *