Negócios

“O Brahman deve explodir no Brasil”

Essa é a convicção de Jovelino Carvalho Mineiro, titular da fazenda Sant” Anna, de Rancharia, São Paulo, tradicional criador das raças Nelore e Brangus, que vê no zebuíno uma excelente alternativa não apenas para o cruzamento industrial com gado taurino, mas também para a cruza com a base zebuína que predomina no rebanho comercial do Brasil.

Tradicional criador da raça Nelore Jovelino Carvalho Mineiro amplia seu plantel e caminha para se transformar em especialista na raça Brahman. Em outubro de 99, ele e a Companhia Agropecuária (Cobrasp), de Tocantins, adquiriram o plantel da Cabanha La Esperanza, do Paraguai, composto por 350 ventres Brahman PO. Entusiasmado, ele garante que a raça deve explodir no Brasil, pois é ideal como cruzante com base zebuína, com fêmeas F1 Nelore e também com gado europeu.”

O plantel foi instalado na Fazenda Sant’ Anna, com área de 5 mil ha, propriedade de Mineiro, em Rancharia, interior de São Paulo. Ali, o manejo dos animais, fruto de um intenso trabalho de seleção realizado pela cabanha, para aprimorar as características de precocidade, fertilidade, rusticidade e conformação frigorífica, continuará sob a orientação de Peter Beare, responsável por esse trabalho na Cabanha La Esperanza. Mineiro explica que a idéia de criar Brahman justifica-se pela logística e técnica. “Afinal, as raças que produzem carne com eficiência são as zebuínas e européias. Ou melhor, Nelore e Brahman e Hereford e Angus”.

Ele credita ao Brahman o papel de contribuir com o plantel brasileiro e não se limitar á criação por modismo ou pela obtenção de preços artificiais.

Para essa meta de reconhecimento contribuem as características da raça, como precocidade, conformação, rusticidade e rendimento. O plantel da Fazenda Sant´Anna ´prepara-se para a primeira estação de monta, em que serão usados touros a campo e inseminação artificial. Na opinião de Mineiro, um dos proprietários da Central Alta BV, o sêmen dos machos Brahman obtém boa comercialização. Ele acredita, porém, que a raça ainda tenha experiência comercial, o que deve acontecer com rapidez. Na opinião dele, o primeiro leilão do Brahman, em Belo Horizonte, em Minas Gerais, na Fazenda Querência, conseguiu bons resultados. A expectativa é, portanto, de crescimento. Enfático, ele aposta no crescimento do Brahman.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *