Sem categoria

Criação – cuidados que antecedem a incubação de ovos de avestruz

A incubação artificial de ovos, na criação racional de avestruzes, é necessária a fim de otimizar o processo produtivo e qualificá-lo, frente ás exigências dessa atividade, que já nasce altamente competitiva e com natureza de agroindústria globalizada.

Dentro de uma exploração zootécnica de avestruzes no Brasil, a adequada incubação de ovos e a criação de filhotes constituem uma especialização e, devem ser tratadas com cuidado e técnica, para que se obtenham os retornos esperados. Para o sucesso da incubação artificial, é fundamental que todas as etapas estejam devidamente sintonizadas. Simular situações próximas ás condições naturais e controlar as variáveis externas proporcionam aumento na eficiência do processo.

Como a postura é feita a campo, o ovo está sujeito ás ações do meio ambiente que podem afetar a sua viabilidade ou até mesmo levar á sua inutilização. Quanto mais tempo este ficar no piquete, sem efetivar-se uma rápida coleta, maiores são as chances de contato com urina e fezes, umidade, poeira barro, aumentando-se os riscos de contaminações e ou acidentes. As variáveis de risco, somadas, podem influir na taxa de viabilidade ou inviabilizar, de imediato, a incubação (rachaduras, fissuras e furos na casca).

Podemos aproveitar os horários de alimentação dos animais, quando distraídos, para fazer a coleta dos ovos, facilitando a retirada e evitando a permanência por muito tempo do ovo no piquete, o que minimiza os riscos de perda.

Os ovos muito porosos, com defeitos de deposição de cálcio, com fissuras e trincos, não devem ser incubados com os demais ovos, pois são mais susceptíveis á penetração e á contaminação por bactérias e fungos. Mesmo os ovos aparentemente limpos, ou seja, com ausência de terra ou fezes na superfície de casca, sempre têm uma contaminação bacteriana adquirida na passagem pela cloaca, no contato com o solo do ninho e com as mãos ou caixa de transporte. A desinfecção deve ser feita o mais breve possível, afim de não permitir a proliferação dessas bactérias e outros agentes . Para este fim, deverão ser usados desinfetantes específicos para ovos, muito utilizados na avicultura industrial.

Quanto á limpeza, sempre usar solução desinfetante, a uma temperatura mais quente do que a do ovo; caso contrário, a água tenderá a ser sugada para o seu interior, levando junto, agentes agressores que irá promover a sua contaminação. Na prática, podemos usar uma solução com temperatura de 40º C. Pode ser usada uma escova com cerdas macias para esfregar o ovo, eliminando as sujeiras mais grosseiras por completo, para que a ação preventiva do desinfetante possa ser eficaz. Ao final da limpeza, deve-se despejar a solução desinfetante por cima do ovo e deixar secar naturalmente.

A importância da estocagem, ou armazenagem, antes da incubação, é a de concentrar um número maior de ovos, em lotes, que poderão dar entrada na incubação, todos em um mesmo dia, a fim de facilitar o manejo operacional na incubação na criação dos filhotes, aumentando as condições que promovam maior padronização de lotes, por idades homogêneas nos processos de maternidade e de creche, posteriormente.Outro benefício proporcionado é aumento da taxa de eclodibilidade. Estudos constataram que ovos não estocados tiveram menor eclodibiliade que os estocados por, pelo menos, 3 a 4 dias. Ovos de avestruz podem ser estocados por volta de 7 dias, sem comprometer a sua taxa de eclodibilidade; após este período, a taxa decresce dia a dia.

A temperatura no local de estocagem pode variar de 15 a 20ºC e a umidade, de 70 a 80%. A importância da faixa de temperatura é da de não proporcionar condições de crescimento prematura ao embrião, que, se interrompido, pode resultar em morte embrionária precoce. Os ovos devem ser estocados na posição horizontal, em uma estante arejada, e, virados em seus eixo longitudinal por 180º, uma vez por dia Os ovos, antes da incubação, devem ser pré-aquecidos, ou seja, devemos deixar que alcancem a temperatura ambiente gradativamente. Em caso de não tomarmos esse cuidado, poderão ocorrer riscos de contaminação pela condensação de água sobre o ovo, ou, que é mais grave, de choque térmico para o embrião, caso o ovo venha a ser posto diretamente na incubadora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *