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Brasil é um dos maiores consumidores de leite longa vida

O ano de 2001 deve ser consagração brasileira no que se refere ao consumo de leite longa vida. Numa estatística crescente, o País vem, ano a ano, superando suas marcas de comercialização do produto.

Entre 1998, o consumo de 3,1 bilhões de litros de leite longa vida no Brasil colocou a população brasileira como a terceira maior demanda mundial do produto, atrás apenas da Espanha, com 3,6 bilhões, e da França, com 3,4 bilhões. No ano passado a cifra de 3,4 bilhões manteve o País no mesmo patamar, mas, para 2000, a expectativa é de que as vendas no mercado nacional alcancem a marca dos 3,7 bilhões de litros, aproximadamente 70% do volume de leite liquido comercializado internamente. Isso eleva participação brasileira no mercado internacional como o segundo maior consumidor desse produto no planeta. A afirmação desse produto no planeta. A afirmação é do presidente da Associação Brasileira de Leite Longa Vida (ABLV), Almir José Meireles, que aponta para o ano 2001 a consagração nacional na comercialização nacional na comercialização. “Com o crescimento que estamos registrando, provavelmente seremos o primeiro consumidor mundial.”

A década de 90 é a responsável pelo boom do longa vida no mercado nacional. Lançado no Brasil em 1972, o produto ficou 20 anos sem grandes evoluções, sendo fabricado por 13 grupos empresariais em 14 fábricas, colocando á venda 13 marcas diferentes. De 1992 a 1999, esse perfil saltou para 109 grupos empresariais, 78 fábricas e 134 marcas. De um lado, tal crescimento somente possível depois que as altos tributos deixaram de ser taxados para o longa vida. lutas da ABLV, que, aos poucos, foi registrando o valor desse tipo de leite para a alimentação. Por outros,a vantagem de prazos de validades entre três s seis meses veio ao encontro ás necessidades dos supermercados, que desejam produtos de prateleira. “Com isso, o leite saiu da padaria e foi para o supermercado, gerando um forte impulso para o crescimento um forte impulso para o crescimento do nosso mercado.”

Com o propósito de estimular ainda mais o consumo do longa vida, a ABLV lançou, no início de maio, o Serviço de informação ao Consumidor (SIC), cuja bandeira principal é divulgar as qualidades do produto. Dentre suas atribuições estão: reforçar que as vantagens que tecnologia do longa vida introduziu ao segmento leite de consumo; manter canal aberto de informações para jornalistas, pesquisadores e formadores de opinião; dar suporte ao serviço de atendimento aos consumidores das empresas associadas pa ABLV; e ministrar palestras em escolas e faculdades.

Fora isso, o combate ao leite informal também aparece como uma das propriedades da instituição. De acordo com Meireles, de cada 45 litros de leite/per capta/ano consumidos no Brasil, 10 litros são informal. “Isso dá cerca de dois bilhões clandestino/ano.

Nesse caso, nossa metodologia será sempre mostrar as vantagens de se consumir leite de qualidade.”

A Associação Brasileira de Leite Longa Vida foi constituída em 1994 por cinco empresa de laticínios: Parmalat, Leite Paulista, Itambé, Batavo e Elege. A entidade congrega, hoje, 19 fabricantes, que representam mais 70% das vendas de longa vida no País.

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