Agricultura

GPS – falta mão-de-obra!

Tradicionalmente a avaliação do rendimento das culturas produz valores aproximados que indicam o desempenho da safra. O geoprocessamento, com o uso de dados espaciais e não-especiais, obtidos por GPS (Global Posicion System), SIG (Sistema de Informações Geográficas) e sensores em satélites, permite o mapeamento das informações para diagnósticos mais precisos sobre o desenvolvimento da lavoura.

Esta nova metodologia está sendo introduzido gradativamente no Brasil. Por isso, a Embrapa Soja, empresa vinculada ao Ministério da Agricultura Abastecimento, e a Secretaria Estadual da Agricultura, do Paraná, promoveu nos dias 15 e 16 de março um treinamento sobre sistema de Posicionamento Global. O evento foi realizado no Auditório da Embrapa Soja, com o objetivo de capacitar 80 agrônomos, veterinários, técnicos agrícolas e economistas que irão operar receptores GPS de navegação.

O Sistema de Posicionamento Global recebe sinais de satélites em órbita da Terra, que definem a localização geográfica de determinada área. Também faz parte do geoprocessamento, o Sistema de Informações geográficas, um software gerador de mapas automatizados que auxiliam na interpretação dos processos que a realizam em determinado espaço.

Segundo o agrônomo Eduardo Alves da Silva, que desenvolve projeto conjunto com Embrapa Soja e Seab, o geoprocessamento é composta ainda de sensoriamento remoto, sistemas sensores que podem, ser instalados desde um trator até um satélite, cujo objetivo é coletar dados como, rendimento da cultura, presença de pragas e doenças, entre outros. É importante enfatizar que não adianta termos equipamentos modernos se não há pessoas capacitadas para operá-los, por isso a importância do treinamento”, destaca.

A Seab pretende capacitar os profissionais da defesa Sanitária Vegetal e Animal, que tem por objetivo descrever, identificar e prevenir a ocorrência de pragas que afetam animais e vegetais de importância econômica no Paraná.

“Os economistas do Deral/Seab também participam do treinamento na perspectiva de utilizar estas novas tecnologias no seu trabalho de aquisição de dados de desempenho da agropecuária paranaense”, explica Alves da Silva.

O treinamento irá capacitar ainda pesquisadores e técnicos da Embrapa Soja que desenvolvem atividades relacionadas á Agricultura de Precisão. “Este sistema de gerenciamento propõe, dentre outras atividades, a coleta de informações pelos aparelhos GPS, o que permite associar o desempenho da cultura da soja a cada posição no campo”, diz Alves da Silva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *