Agricultura

Kit de terreiro suspenso: uma boa opção

Com ele o produtor ganha tempo e dinheiro na montagem do terreiro, além de garantir uma secagem mais rápida e eficiente do café, resultando numa bebida de melhor qualidade.

Não são poucas as vantagens oferecidas pelo uso do terreiro suspenso para a secagem do café (como mostrado a edição de dezembro da Rural). Por ser mais arejado, o sistema evita o acúmulo de calor e a formação de fungos que comprometam a qualidade dos grãos e, conseqüentemente, da bebida, deixando-a mais dura. O resultado é um produto de melhor qualidade que, inclusive, vem conseguindo preço diferenciado em algumas regiões.

Atenta a essa crescente procura dos produtores por orientação e esquemas detalhados para montagem dos terreiros, a empresa Belgo Mineira Bekaert desenvolveu kit que reúne todos o material que o produtor vai utilizar, na quantidades necessárias e ainda com um manual que ensina passo-a-passo todas as etapas do projetos. Com o Kit, o cafeicultor tem a garantia de estar usando sempre matéria prima de qualidade e com a durabilidade e eficiência que ele precisa, sem ter que correr por aí atrás de cada material, sendo que, muitas vezes, ele não encontra determinados itens em sua região e acaba substituindo componentes do projeto original, o que pode comprometer o resultado. Usar é economizar tempo e dinheiro, afirma Claude Rene Camile Mines, gerente nacional para o segmento agrícola da Belgo, que desenvolveu o kit em parceria com a CAF, responsável pelas estacas de eucalipto e a Tecnofil, fornecedora de tela de sombreamento.Entre as vantagens do uso do kit, o gerente da Belgo aponta ainda a rapidez na execução. A tecnologia suspensa leva três dias para ser concluída, já a de alvenaria exige aproximadamente 20 dias.

Vários produtores confirmam viabilidade do kit. O terreiro suspenso foi a salvação da lavoura, pois não tinha tempo hábil para construir um de cimento, pois faltava pouco para início da colheita, conta Paulo César de Aguiar Paiva, proprietário da Fazenda Laguna, Localizada em Santo Antônio do Amparo, MG, que conheceu o terreiro através de um folheto distribuído pela Belgo Bekaert. Em apenas quatro dias, Paiva montou 10 terreiros suspensos, a um custo próximo a metade do que gastaria com a construção de um terreiro convencional. O custo, incluindo mão de obra, girou em torno de R$ 4,50m/². A capacidade do terreiro é de 60 litros/m². Paiva acredita que o investimento possa ser recuperado com o ganho adicional de uma única safra.

Depois da implantação do sistema em sua propriedade, Paiva vem conseguindo vantagens consideráveis na hora de comercializar sua produção. Quando há muita oferta, meu café é um dos poucos da região que sempre arruma comprador e, quando a demanda aumenta, consigo um preço cerca de R$ 5,00 superior ao preço de mercado saca de 60 quilos, conta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *