Pecuária

Um gado forjado na genética e no trato

Os resultados que a Fazenda Vilar do Rei, de Jarinú (SP), vêm conseguindo nas competições da raça Holandesa e nos leilões que participa está diretamente ligado á uma retaguarda séria no dia-a-dia da propriedade. Depois de liquidar seu plantel em 1986, o pecuarista Belarmino da Ascenção Marta retomou atividade leiteira um ano depois, auxiliando por seu filho Belarmino da Ascenção Marta Júnior. Adquiriu o Plantel de Luiz Guilherme Mazzilli, com cerca de 80 animais, e passou a traçar um perfil de ponta á sua criação de holandês. Dessa vez, dividimos as tarefas. Fiquei responsável pela parte de agricultura voltada á alimentação do gado e o Júnior com os animais, ressalta o pai.

Sob orientação do veterinário Luis Felipe Grecco de Mello, que responde pela área reprodutiva do rebanho, a Vilar do Rei passou a marcar presença em eventos concorrendo sempre na categoria bezerras. No início da década de 90, os proprietários importaram alguns animais, buscando genética americana e canadense. Além de vacas de destaque da pecuária nacional. Fomos aprendendo o caminho das pedras dentro do próprio plantel, comenta Mello, referindo aos ajustes que foram sendo incorporados á dieta, manejo, genética e mão de obra.

Fatores que, segundo ele, não podem trabalhando isoladamente. Atualmente, vacas em lactação comem silagem de milho, feno de Coast Cross, ração balanceada e caroço de algodão. Separadas por lotes, até 140 dias de parida, recebem 1 kg de concentrado para cada 2,5 litros leite/dia. Passado esse período, a relação aumenta 1 kg de concentrado para cada três litros de leite produzidos. Por suas vez, ao gado jovem é oferecido silagem de milho e feno de Coast Cross e Alfafa. A introdução do feno de Coast Cross á alimentação do rebanho contribuiu significativamente para a propriedade dar o seu grande salto na formação de animais de destaque, atesta Mello.

Paralelamente, a transferência de embriões e as inseminação artificial, iniciadas em 1989, também favoreceu o desempenho no quesito qualidade. Atualmente, os sêmen de touros mais usados na propriedade são dos reprodutores Marcrest Encore, Robthon Integrity. Comestar Leader, Comestar Lee, Dupasquier Windstar e Duregal Astre Starbuck. Com 15 vacas em coleta (aproximadamente três mês), a fazenda registra cerca de 100 partos por ano. Estamos numa busca contínua por tipo e leite, pontua Júnior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *