Pecuária

Simental e Simbrasil tem boa performance em provas de ganho de peso

Pelo segundo ano consecutivo, a infra-estrutura da Vale do Rosário foi utilizada para receber cerca de 500 bovinos das raças Simental, Simbrasil, Pardo-Suiço, Blonde D´Aquitaine, Nelore Padrão e Nelore Mocho, além de animais cruzados e mestiços que participam da 49ª edição da Prova de Ganho de Peso do Instituto de Zootecnia de Sertãozinho, SP.

Convidamos os criadores de Simental e Simbrasil para ver e aprofundar a discussão sobre a maior participação das raças em provas de ganho de peso. Além de estar presente é preciso conhecer com detalhes a estrutura da prova para poder identificar o perfil dos animais que mais se adaptam á avaliação, ressalta Mário Coelho Aguiar, o Manado, um dos organizadores do Dia de Campo juntamente com Beatriz Biagi Becker, da Beabisa Agricultura, Sertãozinho, SP.

No ano passado, Simbrasil e Simbrasil obtiveram excelentes resultados entre todas as raças participantes da PGP/IZ. O macho Simbrasil no 1983, de Antonius Eltink foi o melhor entre os 560 animais de nove raças puras avaliados. Sua performance foi impressionante, com ganho de peso diário durante os 112 dias de prova de 1,652 quilo, e peso aos 378 dias de 520,2 quilos. Além disso, dos 21 machos Simbrasil (48% do total) levados á avaliação por quatro criadores enquadraram-se nas categorias Superior e Elite. Os dois animais Elite obtiveram ganho de peso diário de 1,585 quilos, passaram 499,3 kg aos 378 dias em média.

O macho Simental no 257 de Jaime Moller, foi o terceiro melhor entre todos os 560 animais avaliados na Prova de Ganho de Peso de Sertãozinho. Seu desempenho foi igual fantástico: com ganho de 1,473 quilo e peso aos 378 dias de 477,5 quilos. No Simental, 50% dos 26 machos dos oito criadores participantes foram classificados Superior Elite. Os dois tourinhos Elite apresentaram ganho de peso diário de 1,406 quilo, pesaram 492,8 quilos aos 378 dias.

Este ano, Simental e Simbrasil participam com 66 animais de 23 criadores de São Paulo e Paraná, sendo 26 animais Simental de 8 criadores e 39 machos Simbrasil de 4 criadores. Todos os animais participantes da PGP/IZ são nascidos entre agosto e outubro de 1998. Eles permanecerão em confinamento até 03 de novembro. A pesagem intermediária dos técnicos do IZ, em 08 de setembro, demonstrou um ganho de peso diário médio de 1,052 quilo para os machos Simental e de 1,091 kg/dia para o Simbrasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *