Pecuária

Um casamento feliz…à três!

Depois de experimentar diversas raças em seu plantel de Aberdeen Angus/ Nelore, o proprietário da Fazenda Renascença, João Pedro Flecha de Lima, encontrou no Brahman a conjugação mais apropriada á sua expectativa em relação á produção de carne. Animais europeus, diz ele, ofereciam bezerros pouco rústicos e peludos, cruzas com outros gados zebuínos, perdia em heterose. Assim, logo após a liberação da importação do Brahman, iniciei o trabalho de inseminação e fiquei satisfeito, comenta, ressaltando que, em função dos bons resultados, decidiu criar para passar à monta natural.

Paralelamente, separou cerca de 400 vacas. Nelore Mocho de seu plantel comercial para serem inseminadas com Brahman. O objetivo é, daqui a três anos, obter animais LA (Livro Aberto). No mesmo período o pecuarista pretende formar um rebanho de 200 vacas puras. Com isso, ele afirma que conseguirá ofertar touros Brahman para atenderem a demanda de produção para abate, em cruzamentos com produtos Nelore/Europa. Toda propriedade tem limitação de capacidade para inseminação artificial. Então, o sêmen congelado fica para a formação do meio sangue e o Brahman entra no trabalho a campo. A opção da Fazenda Renascença por Aberdeen Angus está diretamente relacionada ao fato da raça oferecer uma fêmea menor, precoce, rústica e de alta habilidade materna. Atualmente, as 200 fêmeas Aberdeen/Angus, apesar de fazerem parte das reprodutores de abate, participam do programa do Brahman, funcionando como receptoras. Considero um pecado o abate de meio sangue porque é o resultado que se obtém a máxima heterose. Penso que o criador deve reter a fêmea e fazer o produto terminal com o 3/4, alcançado com o Brahman a pasto.

O Brahman chegou na propriedade de Lima em 97, quando ele selecionou, no Texas, cinco matrizes – duas do V8 Ranch e três do JD Hudgins (Divisão Forgson) -, filhas dos reprodutores Copano e 198/4. Tais doadoras chegaram ao País ainda bezerras e, ao País ainda bezerras e, ao iniciar o ciclo reprodutivo, passou à coleta de embriões. Como resultado, conta, hoje, com 40 produtos, sendo a maioria descendentes de Power Stroke 777. A grande vantagem do Brahman é que o norte-americano nunca ligou muito para característica racial, como cabeça e pelagem. Esteve sempre á frente a conformação de carcaça, que formou um gado pesado e precoce.

Com relação a alguns fatores pouco desejáveis, como o umbigo comprido, lima faz questão de dizer a cruza com Nelore se encarrega da correção. Além disso, afirma que, nos Estados Unidos e também no Brasil, a preocupação para esse tipo de problema está incorporada à filosofia de criação do Brahman. Assim, chegamos a um gado pesado, precoce e umbigo curto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *