Tecnologia

Desenvolvimento genético feito no olho e no computador

O acasalamento por computador é o principal aliado do trabalho de seleção da Fazenda Pilar, no município de Maricá, RJ. Uma estratégia utilizada há 15 anos, desde quando o proprietário Sergio Santos Rutowitsch iniciou sua criação de Nelore puro. De lá para cá, não faltou ênfase em tecnologia e computação com proposta de atingir resultados desejáveis por seus clientes. Com o Brahman não está sendo diferente, pois cada fêmea, antes de ser inseminada, recebe de 380 a 420 cálculos de compatibilidade de suas características com as do reprodutor. A opção de criarmos a raça Brahman foi uma decisão extremamente de negócios. Então, temos de ofertar a produção de carne mais desejável no mercado, esclarece o pecuarista.

Nesse sentido, Rutowitisch tomou como base o desempenho de suas 360 vacas Nelore registradas, cujos índices apontavam que as 120 top produziram a quase totalidade de seus animais de pista. Foi aí que se constatou a necessidade de trabalhar com duas raças puras, numa divisão de plantel com 180 matrizes cada uma. Teríamos um nível de exigência muito mais elevado, seleção mais aprimorada e, com o mesmo número de fêmeas, produziríamos o dobro de animais de elite, diz ele, pontuando o motivo de colocar o Brahman em sua propriedade, que, apesar de estar localizada a menos de 10 KM da praia, a temperatura no verão chega a passar dos 41 graus – isso já era o bastante para sabermos que a segunda raça também seria zebuína.

Depois de um apurado plano de trabalho, no qual se levantou informações sobre quais seriam as condições do Brahman em clima quente, pastos de brachiária, terrenos montanhosos etc., a raça finalmente chegou á fazenda Pilar. O primeiro lote, composto por um bezerro e 14 fêmeas, filhos de Tacuru 6 e Phoenix Invicto, foi importado da Argentina e logo provou, na prática, suas qualidades e os potenciais de seus produtos. Os animais desembarcaram em Maricá em 1994, por meio de um acordo de Rutowitish com a Pecplan ABS, que á época trazia alguns exemplares do país vizinho. O garrote se tornou o Phoenix 101, touro recordista de vendas de sêmen na Pecplan, que, aos 40 meses, pesou 1.123 Kg e já vendeu mais de 26.000 doses, comemora o selecionador.

Outro animal de sucesso, que também encontra-se em regime de coleta na mesma central de inseminação é o Mr. Pilar Quitumba POI 04. Um produto brasileiro, Grande Campeão Internacional da Expozebu em 1998. Destaque, ainda, para as matrizes adquiridas em 1996, quando Rutowitsch viajou aos Estados Unidos, com visitas aos ranchos V8, Hudgins, Double J, Diamond A e Drean. lá, adquiriu 14 novilhas, das quais cinco foram premiadas, no ano passado, em Uberaba.

Hoje, quatro anos depois de introduzir o Brahman em sua criação, o pecuarista contabiliza, graças ao programa de transferência de embriões, mais de 200 cabeças nascidas no Brasil, das quais 95% têm genética de Campeões ou Grande Campeões norte-americanos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *