Negócios

Turismo rural cresce e ganha uma associação

“O turismo rural está ganhando força justamente porque detonou um processo de expansão irreversível num mercado de potencial enorme, até pouco tempo adormecido por completo”, afirma o presidente da Associação Brasileira de Turismo Rural, Luiz Alberto Moreira Ferreira. Ele lembra que , dos quase 5.000 municípios brasileiros, mais de 60% possuem potencial turístico, que pode ser despertado ou ampliado através de iniciativas públicas em parceria com o capital privado.

Criar condições para que, através de iniciativas públicas em parceria com o capital privado. Criar condições para que, através da parceria entre prefeituras e a iniciativa privada, criem – se novos bolsões de turismo no Brasil, é uma das principais razões da criação da ABTR. ” Criamos uma associação para, acima de tudo organizar e dar apoio a todos os novos empreendimentos que surgirem nessa área”, esclarece Ferreira, citando o lançamento, com sucesso, da Central de reservas da ABTR: ” A central representada uma enorme economia para pousadas e pequenos hotéis, pois dispensa aluguel de salas, telefones, computadores etc. Para se ter uma idéia do sucesso, após a divulgação do serviço em uma revista, mais de 50 pessoas entraram em contato com a gente buscando saber alternativas de hotéis e pousadas próximos a sua região. As filiadas a ABTR foram indicadas pela nossa equipe”, conta. O serviço da ABTR, porém, não termina por aí. Em breve, a entidade vai publicar regularmente guias turísticos específicos, classificados pelo tipo de estabelecimento e as atividades que oferece. Todos os filiados serão incluídos nesses guias, que terão grande circulação, assim como o Jornal da ABTR, já existente, que tem uma circulação de 5.000 exemplares e é distribuído para todo o Brasil. ” Nos guias constarão os telefones das centrais de reservas próprias dos filiados. Não queremos centralizar as reservas em nossa central.

Na verdade, ela é apenas mais um serviço que colocamos à disposição, atendendo principalmente aqueles que não dispõem de infraestrutura”, esclarece o presidente da associação. O trabalho da ABRT hoje se divide ainda na popularização do turismo rural e na conquista de mais sócios. ” Ainda há muita gente desenvolvendo projetos fantásticos nesse segmento que não nos conhecem. A adesão desse pessoal vai dar ainda mais sustentação ao nosso trabalho. A cada dia surgem novos hotéis, instalados onde, há algum tempo, apenas plantada – se e criava – se animais.” A inciativa, ao contrário do que se pensa, porém, não vem sendo exclusividade de quem deixou de lucrar com a atividade rural ou ao pequeno pecuarista ou agricultor. A Anfari, por exemplo, um dos mais renomados criatórios de Blonde D´Aquitaine do País e responsável por diversos projetos pecuários de grande porte, inaugurou recentemente o Fazenda Hotel Mestre D´Armas, dentro da propriedade localizada em Padre Bernardo, GO. O hotel conta com 30 suítes com capacidade para até 5 pessoas, dotadas de ar condicionado, frigobar, e tv, e ainda acomodação coletiva masculina e feminina para grupos de até 60 pessoas, salão de jogos, bar, boate, restaurante para 300 pessoas com comida típica mineira e goiana, lojas de conveniência, centro de convenções com três auditórios, quadras poli-esportivas, parque aquáticos, sauna, academia de ginástica e bicicletas. Como não poderia faltar num hotel fazenda, ele dispõe ainda de cavalos para passeio, pescaria, leite no curral, esportes rurais, cavalgadas e trilhas ecológicas. ” Nosso alvo é o pessoal que vive em Brasília e precisa de momentos em que esqueça a loucura quadrimétricas daquela cidade para buscar qualidade de vida”, garante o proprietário do Mestre D´Armas, Antonio Fábio Ribeiro. A distância de apenas 120 quilômetros da capital do país é um trunfo na mão do empresário. Ao contrário de Antonio Fábio, que viu no turismo rural apenas uma atividade a mais para a propriedade, há quem tenha trocado radicalmente o uso da fazenda, seduzindo pelas possibilidades de incrementar o negócio sem os riscos que a atividade rural oferece. É o caso, por exemplo, do criador Otto Ribeiro Leal, trocando a pecuária leiteira pelo turismo, ele transformou sua antiga fazenda de gado Jersey, em Avaré, SP, no Hotel Fazenda Lagoa dos Cisneis. Lá, além de oferecer tudo o que um bom hotel do tipo possui, como piscinas com toboágua, sauna, quadras esportivas, salão de jogos etc, há ainda um pouco do espírito da fazenda, podendo os hóspedes tirar leite no curral, andar a cavalo e realizar diversas atividades do campo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *