Pecuária

Simbrasil: rusticidade é palavra chave!

Antonius Eltink é um entusiasta. Quando perguntado sobre as qualidades e vantagens do Simbrasil para o criador brasileiro, é capaz de se estender longamente, sempre lembrando que esta é uma raça exclusivamente para o Brasil. Titular da Agropecuária Eltink, no município de Holambra II, Antonius Eltink começou sua vida como pecuarista há cerca de 20 anos criando gado Nelore. Para o pecuarista o Nelore era, então, a raça mais capacitada a um bom desempenho a campo, do norte ao sul do país Até que conheceu e adquiriu alguns animais da raça Simental, impressionado com os resultados de ganho de peso e fertilidade. Não demorou muito e Eltink ouviu falar sobre o excelente desempenho dos animais resultados da cruza entre Simental e Nelore: o Simbrasil. Desde então, o Simbrasil ganhou um novo e dedicado criador. “Depois de dez anos criando Simbrasil, é difícil encontrar outra raça que apresente a mesma rusticidade, os mesmos índices de fertilidade, a campo e em qualquer região deste país”, argumenta Eltink, atualmente proprietário de 500 animais 1/2 sangue Simental/ Simbrasil, que se somam a outras 500 cabeças de gado Nelore. “Outra boa característica da raça é a rusticidade. Se a seleção for bem realizada, a Segunda ou a terceira geração dos cruzados tende a fixa melhor tanto a rusticidade herdada pelo Nelore como a do Simbrasil”, avalia. Na propriedade de 500 hectares ( que tem um aproveitamento de 2 animas/ha), dedica – se exclusivamente a produção de carne e a venda de tourinhos e bezerros para cria. “Bezerros para recria tem uma demanda muito grande. Em geral os pecuaristas da região, que me conhecem e conhecem o meu trabalho, fazem fila para comprar os bezerros”, conta Eltink. Atualmente são desmamados cerca de 40 animais por mês e por isto a Holambra II não tem acompanhado a expansão da demanda.

Para Antonius Eltink, que já tem vários exemplares da raça criados em sua propriedade espalhados pelo país, o Simbrasil é a opção adequada para o criador que pretende realizar um manejo fácil e racional, não se prendendo a condições climáticas. “A adaptabilidade do Simbrasil consegue tão bons resultados de ganho de peso e de fertilidade”, conclui. Para Rafael Gaeta, cirurgião dentista atuante em São Paulo e pecuarista em Avaré (SP), avaliação sobre as qualidades e vantagens do Simbrasil é bastante meticulosa e tem como princípio fundamental uma única meta: performances sempre mais eficientes nos aspectos de rusticidade. “A síntese do Simbrasil é a sua rusticidade. Ou seja, altos índices de precocidade e fertilidade a campo. E a performance está na seleção. Melhor a seleção, melhor a performance”. Antigo criador de gado Simental, há cinco anos Gaeta partiu para a seleção de matrizes e reprodutores da raça. Na fazenda Terra Nova (ex – Estância Simental), de 48 hectares, Gaeta começou a criação com cinco animais e logo percebeu a forte demanda pelo Simbrasil, principalmente em Tocantins, é um negócio líquido e certo”, comenta. Atualmente com 40 animais na propriedade, Gaeta é daqueles criadores preocupados com uma boa seleção, visando oferecer animais que rendam ao máximo a campo. “A minha seleção do Simbrasil tem como objetivo o ganho de peso. Não me importa se o animal é preto, amarelo, vermelho. Se o pecuarista teve o aumento de uma arroba, isto é o que importa.” Premiado como melhor expositor na última exposição nacional da raça Simbrasil, ocorrida em Goiânia, criatório da Fazenda Sossego, em Nanuque (MG), propriedade de Cesar e Aécio Andrade (pai e filho), existe há cerca de 30 anos, um dos mais antigos do Brasil, e se desenvolveu tendo como linha mestra a opção por uma raça rústica e de dupla aptidão. Pertencentes a uma família tradicionalmente selecionadora de gado gir ( com vários importações diretamente da índia), os Andrade partiram para a criação do Simbrasil imediatamente após a compra de um touro POI Simental, usado exclusivamente como doador de sêmen para inseminação.

“O trabalho desenvolvido por nós nestes 30 anos permitiram o desenvolvido do rebanho em escala, aprimorando cada vez mais a rusticidade e a dupla aptidão. Por isto os nossos animais suportam muito bem o campo”, conta Aécio. Com a criação concentrada em duas áreas que totalizam 2.200 ha, em Nanuque e no extremo sul da Bahia, a Fazenda Sossego tem atualmente 1.300 cabeças de Simbrasil e deverá aumentar para 2.000 dentro de dois anos, com a aquisição de novas terras na região. Os negócios estão dirigidos totalmente para a comercialização de animais, com compradores principalmente em São Paulo e nos estados do Centro – Oeste.

Aécio pretende fechar o ano com 500 animais negociados, a uma média de R$1.300, na idade de um ano e apartados com 210 dias, aos 270 Kg. A dupla aptidão oferece ainda possibilidade da venda do leite.

“A nossa genética está espalhada por todo o país e isto reflete o bom desempenho não somente dos demais rebanhos da raça. Bem selecionado, o Simbrasil garante resultados impressionantes a campo”, avalia Aécio.

E para a família Andrade o rigor e o trabalho intenso ao longo dos anos foi realmente compensador: Soberbo do Sossego e Morena do Sossego, respectivamente, destacaram – se como grande campeã da raça na última nacional da raça. “Foi uma exposição concorrida, inclusive pelo caráter internacional do evento, mas nós chegamos lá”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *