Pecuária

A Blonde veio para ficar!

A razão desse enorme potencial de desenvolvimento está na excelente combinação que produz quando “cruzada” com raças zebuínas, principalmente, Nelore e a extraordinária capacidade da raça Blonde D’Alquitaine. Do ponto de vista científico, a Blonde desde muitas gerações vem sendo selecionada para um animal especializado no desenvolvido estrutural e muscular, com a transformação rápida da alimentação em carne de qualidade e, na origem sempre foi selecionada dando-se muita importância à precocidade sexual, fertilidade dos animais.

A formação de um plantel de Blonder D’Aquitaine exige do criador brasileiro, alguns cuidados importantes, nos métodos de melhoramento genético a serem aplicados.

Ao selecionar animais em um rebanho pode-se usar dois critérios: separam-se grupos melhores pelo “tipo” (fenótipo), ou escolhem-se os indivíduos pelo genótipo, neste caso, não se pode ver os genes, portanto, empregam-se processos indiretos que estimam os genótipos dos animais.

Na seleção fenótipica surgem duas alternativas: leva-se em conta a morfologia do animal (exterior), ou medem-se as produções dos indivíduos, que nada mais são que manifestações de atividades fisiológicas. O criador deve observar alguns fatores que limitam o valor da seleção fenótipa morfológica: baixa correlação entre caracteres morfológicos e produtivos, a ação do meio ambiente e a ação gênica não aditiva (onde não se terão garantias de que as expressões desejáveis sejam transmitidas aos filhos, uma vez que na “passagem” da característica de uma geração outra poderá haver “quebra” das combinações responsáveis pela superioridade escolhida nos pais).

As características de produção, que podem ser medidas, sofrem influência dos fatores ambientais, o que vale dizer que só será seguro comparar animais pelos seus desempenhos em meio uniforme, para que as variações de produção entre os animais sejam em maior intensidade devido às diferenças genéticas.

Através da avaliação de indivíduos da mesma “família” pode se estimular o provável valor genético, o que faz necessário incluir nos pedigrees dados referentes às produções relativas dos ascendentes e informações que permitam calcular os diferenciais de seleção do indivíduo e de seus ancestrais. Este tipo de seleção é tão mais eficiente quanto maior for a semelhança (homozigose) entre outros animais de uma população. Pois no caso de pais ‘heterozigóticos’ não existe correspondência perfeita entre o pedigree e a herança genética em decorrência da segregação gênica que sempre ocorre.

O teste de progênie consiste na seleção de animais pelo valor fenótipo médio de seus descendentes, sendo a prova genótipica indireta mais segura para o criador. No entanto, está sujeito a algumas imprecisões decorrentes da sistemática de aplicação como amostragem, ação direta do meio ambiente e efeitos da ação genética não aditiva, que podem ser diluídos durante a transmissão genética pela segregação.

Uma raça tão antiga quanto a Blonde D’Aquitane é dotada de certo grau de parentesco entre os constituintes do rebanho na origem, o que confere um grau natural de homozigose (genes parecidos) nessa população. A importância deste fato está na obtenção da “prepotência” que a capacidade do animal imprimir nos filhos as suas características independentemente dos indivíduos com os quais foram acasalados. Este fenômeno da obtenção da prepotência genética é extremamente importante ao criador para que as características superiores escolhidas nos pais sejam transmitidas de forma máxima aos seus filhos.

Quando acasalamos indivíduos de raças ou linhagens diferentes entre si promovemos a heterozigose, isso ocorre porque as freqüências gênicas são diferentes. É importante lembrar que ao cruzarmos a Blonde com raças zebuínas, muito diferente geneticamente, ocorrerá um fenômeno biológico denominado “heterose” responsável pelo maior vigor dos “mestiços”; o mesmo ocorre quando realizamos outros tipos de cruzamento, como o Absorvente para formação do “puro por cruza”. Nesses casos é importante observar este “vigor híbrido” é provocado pela heterozigose envolvendo ação gênica não aditiva cuja transmissão de caracteres selecionadas para as próximas gerações é baixa, dada á alta segregação genética que ocorre com estes indivíduos em reprodução.

O verdadeiro progresso genético que o criador de Blonde D’Aquitaine poderá obter está ligado diretamente a utilização de reprodutores dotados de alta homozigose e selecionados com base em teste de progênie para as características de interesse como funcionalidade, reprodução e produção de carne. O acasalamento executado de forma complementar, baseado na progênie dos animais e não exclusivamente no “tipo” ou mesmo num caracter isolado, são os que apresentam, o melhor resultado médio em termos de população.

O criador deve pensar que “o crescimento de seus animais” não é simplesmente o aumento de peso que pode ser medido de tempos em tempos no rebanho, pois é um fenômeno mais complexo que envolve dois tipos de evolução; o aumento de peso, que é devido à idade, é uma evolução quantitativa; e o desenvolvimento que é a realização progressiva do estado adulto por modificações da forma, de proporções, da composição química e do funcionamento do corpo, é uma evolução qualitativa. Para ilustrar: um bezerro de 40 kg que se torna um touro de 800kg, sofre modificações que não podem ser devidas a um simples aumento de peso. É um conjunto de modificações que fazem com que a fotografia de um touro não seja uma simples ampliação de um bezerro!

É importante o criador ter em mente que o potencial de crescimento de um animal é máximo do início da vida até a puberdade, o que torna em muitos casos mais econômico alimentar bem os animais enquanto jovens. Outro conceito relevante é quanto ao desenvolvimento dos tecidos, cuja seqüência de evolução pode ser resumida: nervoso> ósseo> muscular > adiposo. Sendo importante observar que as diferentes raças e mesmo animais da mesma raça tem comportamento diferentes raça tem comportamento diferente no desenvolvimento dos tecidos e são exatamente estas diferenças que irão determinar o grau de precocidade sexual, “terminação de carcaça”, idade, peso de abate, quantidade de gordura entremeada e outras características.

Temos que evitar confundir precocidade com rapidez e ganho de peso: um animal pode ter grande velocidade de ganho de peso e não ser precoce. Precocidade está ligada ao desenvolvimento, que é a realização mais ou menos rápida do estado adulto. Um animal precoce é aquele que tem uma rapidez de ganho de peso elevado, aliado a um desenvolvimento ativo dos diferentes tipos de tecido ósseo termine o seu, e o tecido adiposo não espera a diminuição do crescimento muscular para se depositar.

Cada sistema de produção necessita um diferente comportamento fisiológico dos animais para que se consiga boa performance. As condições de criação no Brasil, em sua grande maioria, sugerem um biotipo para o Blonde D’Aquitaine com alta precocidade de desenvolvimento, baixa exigência alimentar e grande funcionalidade para adaptação para a vida em meio tropical. Estas exigências nos sugerem animais com as seguintes descrições: Cabeça curta, focinho largo, boca grande, pescoço curto, peito largo e profundo, membros afastados e com bons aprumos, cernelha larga e plana, espáduas largas e bem fixadas no corpo, linha do tronco retilínea, costelas longas e bem arqueadas, ventre não distendido, rins bem fixados, garupa longa, larga e plana, cauda bem fixada, coxa espessa, arredondada e descendente, porte médio, estrutura óssea forte, porém leve, boa conformação de úbere outras considerações que poderiam ser feitas, a partir de observações de campo desempenho de animais de diversos “tipos” em nosso país.

Estas considerações nos levam a refletir nossa enorme responsabilidade para com o futuro da Blonde D’Aquitaine, em nosso país, em termos de expansão e fixação nas diversas regiões, pois como vimos, resumidamente, fatores como Método de Seleção, Prepotência Genética, utilização de Heterose, Reprodutores PC, Fisiologia da produção de Carne, Biotipo dos Animais e muitas outras observações que poderiam ser feitas são essenciais a este bom desempenho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *