Agricultura

Mercado de pré-elaborados continua em expansão

São produtos que buscam atingir o consumidor pelo item mais procurado na vida de hoje, aonde poucos têm tempo para preparar um almoço ou uma janta. No caso, o fator mais relevante tem sido a convivência. E por este “detalhe”, muitos não se importam de pagar mais.

A fora os congelados, este mercado por grandes empresas que, na sua maioria, estão se concentrando em produzir a comida chamado carro-chefe da culinária brasileira: o feijão e o arroz. Do Rio Grande do Sul entrou no mercado pelas mãos da Supra alimentos, uma empresa do grupo Suprarroz a linha Cozinha Fácil Tio João que é um arroz especial 560 natural e leva o nome e uma das marcas mais conhecidas de arroz no mercado, no caso, Tio João. O consumo deste produto pode ser feito em quatro tipos, todos com temperos especiais e cada pacote contém 4 saquinhos de 125 gr. Seu lançamento foi feito em 97 dentro de 10 estados brasileiros.

Outras empresas como a Blue Ville, e a Uncle Bens, também no Rio Grande do Sul, disputam este mercado com produtos semelhantes à base de arroz. O que elas vendem é a ideia de praticidade e economia de tempo. Com outro mix de produtos, atuando na linha de feijão, da batata, da mandioquinha e jardineira de legumes, a Vapsa Alimentos, de Castro, Paraná, busca trabalhar no complemento da refeição. A partir deste ponto, o consumidor só terá que escolher a carne e a salada. Ainda neste mercado está a Maggi, com o feijão chamado Rango. Para ganhar os consumidores todas procuram mostrar seus diferenciais. E, aos poucos, vão realmente se firmando no mercado.

Produtor – Por trás de toda esta disputa pelo consumidor, existe um setor que pode se favorecer com o crescimento deste mercado, desde que esteja atento para o que nele acontece e aproveite as oportunidades; o produtor. O chefe do setor de produção da Supra Alimentos, Vitor Moreira relata que somente para esta linha de produtos o Cozinha Fácil Tio João, foram destinados cerca de 600 toneladas em 97. Com o crescimento do consumo, a perspectiva de compra de arroz para beneficiar estava, até março de 98, em torno de 150 toneladas sendo que é bem possível, chega nas 300 toneladas no final do ano. Mesmo com este volume, Silveira diz que, no momento, ainda não aumentou sua cartela de fornecedores, mas aumentou o volume comprado de cada um. “São fornecedores antigos de quem conhecemos a qualidade, por isto é mais fácil aumentar o volume de compra que encontra novos produtores com a qualidade que precisamos”, ressalta.

A diretoria de marketing da Vapsa, Marlene Wenzel, conta que abertura da empresa na região de Castro, PR, alterou um pouco a rotina dos produtores de batata e feijão, porque agora muitos deles têm comprador certo “desde que a qualidade seja mantida, é claro”, lembra Marlene. A Vapsa entrou no mercado ao verificar que muitas batatas ficavam no campo por não atingirem o tamanho ideal para consumo.

“E como o presidente da companhia viu na França a forma de aproveitar este produto, tratou de trabalhar para lançar no mercado brasileiro algo que aproveitasse esta matéria prima que estava apodrecendo na lavoura”, conta à diretora. Na atual fase, Marlene diz que a empresa estuda uma forma de integração com os produtores, a fim de manter a produção constante e com a qualidade necessária.

Na Maggi, o processo é semelhante. Desde que lançou o produto Rango no mercado, precisou conhecer os produtores de feijão carioquinha, as principais regiões e os problemas enfrentados, para planejar a produção dentro da indústria. Segundo José Pereira Martins de Andrade Neto, agrônomo responsável pela área de produção, feijão que eles preferem para comprar é aquele que tem entre 15 a 20 dias de colhido. “E não pode ser as variedades, tem que ser o carioquinha legítimo”, lembra.

Neto confirma que o lançamento do Rango aumentou a procura pelo feijão e, com certeza, os produtores em geral tiveram mais opções de colocação de sua safra. “Mesmo que agora esteja difícil de encontrar feijão, devido a quebra de produção, os produtores sabem que tem mais pessoas procurando o produto e que isto pode melhorar o preço da saca”, afirma o agrônomo. Na visão dele, a entrada de todas estas empresas vão trazer no final, bons resultados para quem produz. “Não só pela questão preço, mas pela certeza de venda do que foi colhido”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *