Negócios

Um grande negócio, de R$ 5,7 milhões!

Mas não é apenas a aplicação substancial de sua participação no mercado e a presença, agora com força, em um dos países que consome cerca de 4,5 milhões de doses de sêmen por ano, que faz o negócio interessante para a Holland. Com a compra da Lagoa, está criada uma grande oportunidade para a exportação de sêmen proveniente da Holanda, onde está baseada sua matriz. Tanto que desde as primeiras manifestações sobre os investimentos, os dirigentes da Holland ressaltam que o Brasil torna-se uma base importante para a empresa na América Latina.

Além de produtos de alta qualidade, a Holland Genetics incorpora à Lagoa da Serra uma gama de novos serviços técnicos e passa a transferir ao País a tecnologia de um dos maiores grupos mundiais de genética bovina. “A aquisição da Lagoa da Serra fortalece a marca Holland Genetics no mundo, porque incorpora um nome de peso de um mercado tão importante como o brasileiro. Já a Lagoa da Serra passa a receber sêmen holandês importado da maior qualidade”, afirma Jacob Chardon, diretor executivo da Holland Genetics.

Os dirigentes da cooperativa holandesa reconhecem que foi de surpresa a primeira reação do mercado brasileiro à compra da Lagoa. Afinal, presente no Brasil desde 1993, a Holland vendeu apenas 37 mil doses de sêmen no ano passado. O que poucos sabem, no entanto, é que a Holland é do tamanho do mercado de inseminação artificial brasileiro à compra da Lagoa. Afinal, presente no Brasil desde 1993, a Holland vendeu apenas 37 mil doses de sêmen no ano passado. O que poucos sabem, no entanto, é que a Holland é do tamanho do mercado de inseminação artificial brasileiro. Em 97, a empresa foi esponsável pela comercialização de 4,5 milhões de doses de sêmen, sendo 3 milhões/doses na Holanada e outros 1,5 milhão em 54 países onde está presente.

Para alcançar tal desempenho é preciso ter uma infra-estrutura respeitável. A Holland Genetcs têm. Trata-se de uma cooperativa holandesa composta por 37 mil criadores, que mantém 2.700 touros em testes de progênie e 1.000 fêmeas em constante avaliação – 300 vacas são incorporadas ao programa anualmente. Além disso, a Holland detém 90% do mercado de sêmen da Holanda e é a maior empresa de genética do mundo no que se refere à raça holandesa.

Planos

Negócio concretizado, o momento agora é de muito trabalho. A primeira ordem já foi dada: nada muda nos programas e serviços oferecidos pela Lagoa da Serra. “Todos os programas de melhoramento genético e desenvolvimento de produtos nas áreas de corte e de leite da Lagoa permanecem em andamento. A Holland pretende manter a oferta completa de raças que atualmente caracteriza o mix de produtos da Lagoa”, afirma Jacob Chardon.

Pelo contrário, os planos são ambiciosos. Iniciativas como o PAINT – Programa de Avaliação e Identificação de Novos Touros – e o programa de melhoramento mantido com a Batavo devem ser aprimoradas. “A Lagoa será reconhecida como uma empresa que investe no binômio produtos de qualidade e serviços aos clientes”, explica Wim de Jong, o diretor para a Ame´rica Latina.

No campo, a equipe de 150 vendedores da Lagoa espalhada pelas principais regiões de pecuária também já está sintonizada com os novos produtos colocados à sua disposição. Sem qualquer dúvida, o reprodutor Celsius é uma unanimidade. “Pela primeira vez a Lagoa tem em lista, um touro holandês com tanta qualidade. Aos nove anos de idade e mais 2.700 filhas espalhadas pelo mundo, Etazon Celsius TL (Excelente 90 pontos), é a grande sensação das recentes provas de touros de leite dos Estados Unidos, divulgadas em fevereiro. Celsius classificou-se em segundo lugar entre os 100 principais reprodutores em TPI (Índice de Tipo e Produção), indicador que analisa o potencial de um animal em transmitir todas as características de produção e tipo para sua progênie.

Os números de Celsius falam por si. Considerando a lactação em 305 dias, suas filhas produzem em média 7.247 Kg de leite aos dois anos e 9.783 Kg em equivalente adulto. Os percentuais de gordura e de proteína do leite também são expressivos: 4,18% (gordura) e 3,37% (proteína) aos dois anos. Insuperável em pernas e patas, Celsius é filho de How-E-Acres K. Bellman e Wea-Land Bell Ella. Suas filhas estão entre as recordistas de preços em leilões dos últimos anos nos Estados Unidos e Canadá. Com produtos do porte de Celsius, a Lagoa pretende encerrar o ano com a comercialização de 400 mil doses de sêmen da raça holandesa. Potencial para isso há de sobra.

Estabelecendo que o projeto deveria apresentar os primeiros resultados num espaço relativamente curto de tempo, a Quilombo iniciou um trabalho de aquisição de matrizes dos melhores criatórios do Brasil, tanto em leilões de elite quanto nas fazendas.

Matrizes de exceção, não raro campeãs, como Esquadra da Santa Marta, Balila da Terra Boa, Dalila N.F, Urca da Europa, Brauna OB, entre tantas outras, juntaram-se a nomes como Biça da Quilombo e Doravante, que já levavam a assinatura da Quilombo no pedigree.

É evidente que um plantel elite, a nível de Brasil, não se constrói apenas com animais adquiridos em leilão. É necessário que toda a base de matrizes seja forte geneticamente, e essa base a Quilombo formou a partir do lote de 100 matrizes adquiridas de Walter Barbosa em 1986, o qual englobava matrizes de plantéis renomados, como Brumado, Estância Nelore, Barreiro Rico, entre outros.

Juntando-se ao processo muita dedicação e critério no acasalamento, no uso de inseminação artificial, transferência de embriões e contando com uma equipe de trabalho competente e motivado em todos os níveis, tem-se a medida exata do sucesso desse empreendimento.

Sucesso que pode ser medido hoje, pelos números expressivos da seleção e também pelas premiações nas principais exposições do país onde o sufixo Colombo já detém títulos importantes, como o de Campeã Nacional Bezerra em Uberaba de Lagoa da Quilombo, filha do reprodutor Doravante da Quilombo, touro do criatório cujo sêmen se encontra à venda na Pecplam ABS, ou ainda Nemo e Naomi da Quilombo, últimos sucessos em pista, ambos campeões bezerro e bezerra na Expoinel’97.

No Nelore Mocho, cuja seleção conta com menos tempo, já despontaram animais como Balada da Quilombo, Campeã Novilha Menor em Ribeirão Preto’95 e Atlas da Quilombo, Grande Campeão em Avará’95, Dali TE da Quilombo – Campeão Júnior Menor na Expoinel’97, entre outros títulos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *