Pecuária

Excesso de nitrogênio e perda de fertilidade

Por que fechar o silo rapidamente?

Deixar o silo aberto implica um maior tempo de exposição da silagem ao ar, conseqüentemente um maior crescimento de fungos e mofos que apodrecem a silagem, com o perigo de produção de micro-toxinas. É típico observar diferentes linhas mais escuras na face de um silo aberto. Essas linhas mostram a interação que teve a superfície da silagem com o ar, o que resultou diferentes linhas de apodrecimentos, uma para cada dia que o silo foi deixado aberto. Além das perdas geradas, a silagem apresenta menor patabilidade.

Porque é importante que o pH baixe rapidamente?

São as bactérias produtoras de ácido lático (BPAL) que utilizam os açúcares da planta para produzir ácido lático e diminuir o pH. As mudanças químicas e microbiológicas que ocorrem durante o processo de fermentação passam por quatro fases: aeróbica, fermentação, estabilização e abertura do silo.

a fase aeróbica inicia-se na abertura do silo e permanece até reduzir o oxigênio, pouco depois da silagem. Durante esta fase, os açúcares da planta são quebrados em CO², água e calor, através de processos denominado respiração.

O crescimento de leveduras e mofos durante a fase aeróbica pode predispor a silagem e aquecer e perder qualidade, por que utiliza energia altamente digestível, reduz a quantidade de material disponível para as bactérias produtoras de ácido lático, e produz calor.

Temperaturas acima de 35 centígrados produzem proteínas danificadas pelo calor, as quais não são disponíveis para os animais. Outro processo importante que ocorre na fase aeróbica é a degradação das proteínas das plantas pelas proteases, convertendo as proteínas em nitrogênio não proteico. A fase aeróbica reduz a qualidade da silagem e deve ser minimizada. Sob boas práticas de manejo dó poderia durar poucas horas. Na fase anaeróbica, as bactéria produzem ácidos lático; que favorecem a queda de pH. Existem, porém, dois tipos de bactérias: as homofermentativas, que só produzem ácido lático, e as heterofermentativas, que além do lático, produzem também ácido acético e CO². É muito importante que a população de bactérias sejam homofermentativa, porque se ocorre grande produção de ácido acético, a queda de pH será mais lenta, e maiores as perdas de matéria seca. O acético é um ácido fraco, não produz queda acentuada de pH.

Devido extrema importância da população bacteriana homofermentativa adequada, recomenda-se o uso de um inoculante bacteriano composto desse tipo de bactéria. Também é importante acelerar o processo de crescimento desses microrganismos, acrescentando enzimas no inoculante para acelerar o processo fermentativo.

Bactérias produtoras de ácido lático atuam em todos os pHs?

Não. Por isso é importante ter várias espécies de bactérias no inoculante e não somente uma. Por exemplo: a espécie mais utilizada comercialmente é o lactobacillus plantarum, que é a maior produtora ácido lático. Porém, esta espécie só começa a atuar em pHs baixos, ao redor de 5,5. Desta forma é importante ter espécies indicadoras do processo fermentativo além de enzimas, que trabalham a pHs de 7 e o reduzem até os níveis onde o Lactobacillos plantarum começa a atuar.

Porque é importante que a queda do pH seja rápida?

Porque de outra forma as bactérias utilizariam matérias orgânicas, que não poderia mais tarde ser aproveitada pelas vacas. Quanto maior a demora para estabilizar a silagem, maiores as perdas. Daí a importância de ter um número e espécies adequadas de bactérias produtoras de ácido lático.

Estudos na Kansas State University com 1.500 silagens e 25.000 silos, indicaram que os inoculantes bacterianos foram benéficos em 90% das comparações. As silagens inoculadas tiveram fermentação mais rápida e eficiente, pH menor, sobretudo entre os dois a quatro dias do processo de ensilagem. Também o conteúdo e a razão de ácido lático para acético foram maiores que na silagem-controle.

Podemos utilizar amônia ou uréia na silagem?

Nunca. Com esses produtos é essencial trabalhar com a mistura certa, caso contrário, podemos produzir toxicidade. Nunca sabemos com certeza a quantidade de nitrogênio não proteico que as vacas estão ingerindo. Um excesso dele causa problemas de fertilidade. Se quisermos acrescentar nitrogênio não proteico à ração, é muito mais fácil controlar a suplementação no cocho.

É recomendável utilizar fontes de substrato, como melaço ou fubá, para acelerar a rapidez de fermentação?

Em certos casos chega a ser quase imprescindível. Onde as silagens são muito úmidas ou muito secas (pré-secados ou silagens de gramíneas como azavém), ou quando o amido é pouco disponível para as bactérias. No norte da Europa, com pouco sol e alta umidade, é prática normal utilizar simultaneamente um inoculante bacteriano e melaço na proporção de 10h / tonelada de silagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *