Pecuária

Projeto dá assistência completa ao produtor

Grupo formados por profissionais experientes quer dar orientação para melhorar a produtividade dos criatórios, desde a genética utilizada até a alimentação, manejo e até administração da propriedade.

Dar um suporte técnico com uma visão integrada de todo o processo de produção da pecuária é o objetivo da Progênie Consultores Associados. A empresa foi criada neste ano a partir da união de experiência e conhecimento entre Roberto Vilhena Vieira, zootecnista e diretor da Progênie Melhoramento Genético, Sergio Esteves, veterinário e pesquisador da Embrapa Sudeste e Evaldo Tito, veterinário e professor da Universidade de São Paulo, em Pirassununga, São Paulo.

Segundo Roberto, a idéia é prestar um serviço ao pecuarista que componha um plano de trabalho dando um suporte na área de melhoramento genético, nutrição e gerenciamento da propriedade e do trabalho a ser executado. Ele diz que da forma como está a economia hoje, onde todos os custos precisam ser bem contabilizados e os riscos e resultados medidos, não é mais possível trabalhar na pecuária, sem um bom planejamento.

“Se o produtor quer executar um programa de cruzamento ou de produção de genética de alta qualidade, nós podemos elaborar um projeto que contemple dados que envolvem desde os custos até os possíveis lucros com a atividade escolhida”, afirma. O zootecnista acrescenta que o trabalho da Progênie vai sempre mostrar as melhores opções genéticas, o tipo de alimentação e como fazer para gerenciar o programa. Integrando estas três áreas, ele acredita que os resultados são alcançados de maneira mais objetiva.

A fazenda São Leopoldo Mandic é um cliente da Progênie por causa desta visão integrada que possuem. O investimento básico da fazenda é na formação de rebanhos PO das raças Limousin, Red Angus, Blond´Aquitaine e Brangus. O projeto é aprimorar a qualidade dos animais utilizando toda a tecnologia disponível. Por esta razão, trabalham na área de transferência de embriões que são implantados no rebanho próprio e de terceiros. Segundo o proprietário, José Luiz Cintra Junqueira, faz parte do projeto a venda de animais, mas somente em 2002. “Não vamos colocar embriões a venda”, afirma categoricamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *