Pecuária

Nutrição animal: implantação de forrageiras para suplementação alimentar de bovinos

Com a aproximação do período chuvoso, na maioria dos estados da Região Norte, os produtores devem planejar a implantação de plantas forrageiras para suplementar os animais no período seco do próximo ano.

Para reduzir os prejuízos causados durante a estiagem, que vai de junho a setembro em Rondônia, e manter a nutrição animal, bem como a produtividade, é necessário a suplementação alimentar. Para isso, é importante que haja um planejamento, no início do período chuvoso. A variação na distribuição das chuvas nas regiões tropicais resulta em acentuada queda na oferta e qualidade da forragem nas pastagens durante o período seco e, conseqüentemente, diminuição no desempenho produtivo dos animais, em especial dos bovinos de leite.

Desta forma, o desempenho do rebanho é menor, podendo apresentar deficiência na imunidade dos animais e predispor às doenças e problemas reprodutivos, ocasionando queda na produção de leite e carne dos rebanhos. Enfim, alerta a zootecnista e pesquisadora da Embrapa Rondônia, Ana Karina Salman, o prejuízo é do todo, tanto para os produtores quanto para os consumidores.

Para mudar essa realidade, enfatiza Ana Karina, o produtor deve iniciar um processo de planejamento alimentar do rebanho, que deve iniciar por meio de avaliações de disponibilidade de forragem das pastagens que está relacionada com a produção de matéria seca do capim por unidade de área.

No planejamento o produtor deve considerar o número total do rebanho, além do período em que ocorre o nascimento dos bezerros, visando obter alimentos em quantidade adequada para a suplementação.

A essência do planejamento envolve a suplementação nutricional com forragens verdes, ou seja, volumosos, como cana-de-açúcar madura, capim elefante e silagem, além de alimentos concentrados como o milho moído, farelo de arroz, de soja e algodão. Esta suplementação torna-se uma alternativa economicamente viável para os de bovinos leiteiros durante o período da seca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *