Agricultura

Setor orizícola brasileiro mantém estabilidade nas exportações

O Brasil encerrou o terceiro trimestre do ano com estabilidade nas exportações de arroz na comparação com o mesmo período do ano passado. De julho a setembro deste ano, foram enviadas a outros países 464,2 mil toneladas de arroz (base casca), frente a 473,2 mil toneladas embarcadas no mesmo trimestre de 2024. A receita, contudo, teve queda de 33,6%, fechando em US$ 126,2 milhões no período. O relatório é divulgado periodicamente pela Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), com base em dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

“O trimestre foi marcado por uma baixa acentuada nos preços internacionais do arroz, resultado da postura mais agressiva de grandes exportadores como Índia, Tailândia e Vietnã. Esse movimento afetou as cotações em todo o mundo, inclusive no Brasil. Ainda assim, o setor conseguiu manter a estabilidade do volume embarcado na comparação com o ano anterior”, avalia o diretor de Assuntos Internacionais da Abiarroz, Gustavo Trevisan.

Em termos de valor, os principais destinos foram Senegal, Venezuela e Peru. Do total embarcado, 61,71% refere-se a produto beneficiado pela indústria.

Importações

Em relação às importações, o Brasil comprou, no último trimestre, 406,6 mil toneladas de arroz (base casca), com desembolso de US$ 112 milhões. Isso representa uma queda de 8,6% no volume importado e de 46,8% no valor quando comparado ao mesmo período do ano passado. A maior parte do montante importado, 95,6%, corresponde a arroz beneficiado.

Foto: Gustavo Dechamp Meca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *