Pecuária

Setor de proteína animal promove encontro com stakeholders em Pequim

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Associação Brasileira dos Exportadores de Carne (ABIEC) promoveram hoje, juntamente com o Ministério da Agricultura e Pecuária e o Ministério das Relações Exteriores e a Embaixada do Brasil em Pequim, o Seminário China Brazil Animal Protein Seminar, em Pequim (China).

Abordando pontos e demandas sob o ponto de vista brasileiro e chinês, o evento contou com apresentação do presidente da ABPA, Ricardo Santin, juntamente com o presidente da ABIEC, Antônio Camardelli.   O evento também contou com apresentações do Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, da diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Ana Lúcia Viana e do diretor do Departamento de Saúde Animal, Eduardo de Azevedo Pedrosa Cunha. Também estiveram presentes o Secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, e o Secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa.

Na ocasião, as cadeias produtivas da avicultura, da suinocultura e da bovinocultura reforçaram seu compromisso com a qualidade, a biosseguridade e a sustentabilidade da produção, no apoio à segurança alimentar da população chinesa.

O seminário ainda recebeu apresentações de líderes dos órgãos chineses relativo importação e inspeção de alimentos – Maddam Yu Lu, vice-presidente da Câmara de Comércio da China para Importação e Exportação de Alimentos, Produtos Nativos e Subprodutos Animais (CFNA China); Ma Chuang, vice-presidente do World Poultry Science Association – Asia Alliance; Chen Wei, vice-presidente permanente e secretário-geral da China Meat Association (CMA – China); e Wang Xin, Presidente da China Entry-Exit Inspection and Quarantine Association (CIQA – China).

“Os líderes dos órgãos chineses são uma amostra da alta qualidade dos stakeholders presentes no seminário, que abordou perspectivas brasileiras e chinesas para a segurança alimentar e o reforço das parcerias.   É mais um resultado positivo da missão preparatória liderada pelo Ministro Fávaro, que já alcançou grandes resultados com a reabertura de mercado para o setor de bovinos e a reabilitação de uma planta de carne de frango brasileira, até então suspensa”, avalia o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

A China é o principal destino das exportações brasileiras de carne de frango e de carne suína.  Apenas em 2022, o país importou volumes superiores a 1 milhão de toneladas das duas proteínas, gerando divisas superiores a US$ 2,5 bilhões de dólares para o Brasil.

Foto: Divulgação ABPA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *