Agricultura

Conab: estimativa da área da soja em São Paulo avança 4,6%

A área plantada estimada de soja em São Paulo no ano-safra 2022/2023 alcança 1,27 milhão de hectares, um aumento de 4,6% em relação ao ciclo anterior, acompanhando a tendência nacional. A produção da oleaginosa deverá ficar em 4,49 milhões de toneladas, aumento de 7,6% em comparação ao mesmo período. Esses são dados do 2° Levantamento da Safra 2022/23, publicado nesta quarta-feira (9) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O excesso de chuvas no início da janela de semeadura atrasou a colheita dos cereais de inverno de forma geral e, por consequência, retardou o plantio da oleaginosa. O cultivo da soja vem aumentando significativamente no estado nos últimos anos, tanto em áreas de pastagem degradadas quanto em áreas que antes produziam cana-de-açúcar pelo sistema de alternância com o milho.

Outras culturas

O excesso de umidade provocado pelas chuvas ao longo de outubro nas principais regiões produtoras de grãos do estado atrasou a semeadura da primeira safra de uma forma geral.

O avanço da soja sobre o milho tem impactado principalmente o cultivo de primeira safra, com os produtores preferindo investir no cultivo em segunda safra. No ciclo 2022/2023 a previsão é que o milho de 1ª safra ocupe 246,3 mil hectares, uma redução de 26,5% em relação à 2021/2022.

No caso do amendoim, a safra atual começou com condições ideais para a semeadura. Com os efeitos da La Niña mais brandos, o regime de chuvas deve aumentar e beneficiar o desenvolvimento vegetativo da cultura.

A produção paulista de grãos na temporada 2022/23 deverá chegar a 10,3 milhões de toneladas – aumento de 2,5% em relação ao ciclo anterior.

Foto: Adobe Stock

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *