Eventos

Evento em São Paulo promoveu a criação de búfalos

Com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, a Associação Brasileira de Criadores de Búfalo – ABCB realizou o XIV Encontro Brasileiro de Bubalinocultores de 2 a 7 de agosto, com uma programação de cursos, palestras, mostra de produtos e o Búfalo Tour, com visitação às fazendas de búfalos e laticínios.

O Encontro realizado no dia 4 de agosto reuniu mais de trezentos visitantes e teve a abertura das palestras pelo Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Sr. Francisco Matturro que dissertou sobre o “Búfalo inserido no Agronegócio Paulista” e pelo ex ministro da Agricultura Dr. Roberto Rodrigues sobre o Futuro do Agronegócio.

Entre importantes nomes do setor, Geraldo Borges – Presidente da ABRALEITE –  falou sobre o Futuro da Pecuária do Leite e Ricardo Moss – Presidente da Federação Americana de Criadores de Búfalos – sobre o Búfalo na América. Uma mesa redonda sobre a carne de búfalo – charcutaria, processo de maturação e mercado de São Paulo e Nordeste –  teve a participação de especialistas. No final das palestras uma mostra de queijos com selo de pureza, análise sensorial da carne de búfalo e almoço temático complementaram a programação do dia.

Os cursos profissionalizantes receberam sessenta inscritos a cada dia, e do dia 5 ao dia 7 de agosto a ABCB realizou o Búfalo Tour, com visitação guiada às fazendas e laticínios de São Paulo, que teve a adesão de criadores vindos de dezesseis estados brasileiros e nove países.

Segundo Caio Vinicius Di Helena Rossato, Presidente da Associação, o sucesso do evento se deve ao forte interesse pela bubalinocultura, atividade pecuária mais crescente no país nos últimos 20 anos, que além de grande potencial econômico tem grande importância social. “O faturamento anual com base em 2021 foi de aproximadamente R$ 1,5 bilhão de reais. O Brasil já concentra o maior rebanho de búfalos do Ocidente, cerca de 2 milhões de animais. Isso representa 1% do rebanho bovino, sendo 70% para corte e 30% para produção de leite. Nos últimos anos o rebanho leiteiro tem crescido a uma taxa de 45%”, informa.

Fundada em 1960, a Associação Brasileira de Criadores de Búfalos – ABCB hoje representa 17 mil criadores em todo o Brasil, mobilizando mais de 40 mil famílias envolvidas com essa atividade. É uma entidade de classe, sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal incentivar a bubalinocultura brasileira, defendendo os interesses dos criadores de búfalos e promovendo a união de seus associados nas atividades que tenham como fim o aprimoramento técnico-científico da espécie e o incremento do mercado interno e externo.

Foto: Divulgação ABCB / Anice Aun Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *