Notícias

Operação Illusio detecta produtos orgânicos irregulares em São Paulo

Uma força-tarefa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está fiscalizando produtos orgânicos em São Paulo. A ação, iniciada dia 19 de julho, já encontrou irregularidades na comercialização em uma feira e um site de venda on-line na capital, com apreensão de material. A operação foi batizada de “Illusio”.

O caso mais emblemático envolveu uma feira orgânica recém-implantada por um shopping em uma importante avenida de São Paulo. Nenhum dos produtos frescos tinha certificação, apesar de as bancas de venda e os painéis eletrônicos do shopping anunciarem a iniciativa como “feira orgânica”. Em alguns casos, os feirantes não souberam sequer informar a procedência de produtos.

A certificação é o que comprova a qualidade orgânica para o consumidor, já que visualmente não é possível distinguir se um alimento sem identificação é orgânico ou não. Já produtos embalados precisam apresentar o selo de identificação de orgânico.

Uma confusão muito comum entre produtores iniciantes e até entre consumidores é considerar que orgânico significa apenas a ausência de agrotóxicos. “Esse é apenas um dos pontos. O uso do fertilizante adequado, as condições de trabalho na produção, a responsabilidade social e ambiental, os cuidados no transporte e armazenamento, entre outros itens, também são considerados na certificação”, explicou o auditor agropecuário Danilo Kamimura, chefe da Divisão de Defesa Agropecuária (DDA) da Superintendência Federal de Agricultura de São Paulo (SFA-SP).

Ele e a chefe do Núcleo de Suporte à Produção Orgânica (Nusorg) da SFA-SP, Virginia Germani, lembram que esse trabalho de fiscalização do Mapa é uma garantia para a sociedade em geral. “O mercado de orgânicos vem crescendo muito no país e é importante que o consumidor não seja iludido”, afirmou Virginia.

Foto: Ana Maio/SFA-SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *