Destaques Eventos

Famato Embrapa Show atraiu bom público e agradou organizadores

Ciência e prática em um mesmo ambiente, pesquisadores e produtores rurais trocando experiências durante três dias. Assim foi o Famato Embrapa Show, evento que reuniu cerca 1.500 pessoas em Cuiabá (MT) entre 22 e 24 de junho.

“Estou muito feliz com o resultado do evento, que foi postergado por causa da pandemia, e agora está muito melhor do que idealizamos. É também uma retribuição à Embrapa e a tudo que ela fez pelos produtores rurais, porque a pesquisa nos trouxe até aqui”, disse Normando Corral, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).

Mais de 97% dos participantes consideraram o evento excelente, de acordo com pesquisa realizada em tempo real no auditório do evento pela comissão organizadora. A maioria dos produtores rurais entrevistados também disse que o Famato Embrapa Show trouxe novos conhecimentos e mais de 87,2% recomendariam o evento para amigos e familiares.

É o caso de Matheus Fabrizio, produtor rural e agrônomo de Chapada dos Guimarães.

“O evento foi muito produtivo, mostrou novas tecnologias, aplicativos interessantes, e as palestras somaram muito para mim. Depois do período de pandemia, é bom voltar a ter um ciclo de palestras para reciclar os conhecimentos”, disse.

O estudante Vinícius Cezário Ribeiro, da Escola Agrícola Ranchão, de Nova Mutum, veio para o evento com uma turma de 47 colegas.

“Conhecemos diferentes tipos de tecnologias e de produção agropecuária, e isso é muito importante para o nosso aprendizado”, afirmou.

O tema do Famato Embrapa Show que mais interessou aos participantes, segundo a pesquisa, foi sistemas integrados de produção. O pecuarista Múcio Gerônimo Albernaz Júnior concorda que o assunto é relevante para a produção em Mato Grosso.

“Antigamente, a pecuária era separada da agricultura em Mato Grosso. Isso mudou. O foco agora é lavouras consorciadas, e isso me abriu uma visão diferente, porque eu não valorizava o pasto em todo seu potencial”, contou.

A divulgação dos trabalhos da Embrapa e o acesso aos produtores rurais foram os objetivos do evento. E o saldo final é de que ambos foram alcançados, segundo a chefe geral da Embrapa Agrossilvipastoril (Sinop-MT), Laurimar Gonçalves Vendrusculo.

“Tivemos um público diferenciado, interessado na adoção de tecnologias que certamente acrescentarão não só produtividade, mas também sustentabilidade, porque todas versam sobre conservar os recursos hídricos, a saúde do solo e fertilidade”, observou.

O contato próximo entre pesquisadores e analistas da Embrapa e os produtores rurais foi uma via de mão dupla positiva, na opinião do produtor rural de Sorriso, Rodrigo Pozzobon.

“Tem muitas tecnologias que eu já tinha ouvido falar, mas ainda não tinha visto pessoalmente, como a máquina de classificação de grãos. Conversei com os pesquisadores, aproveitei para falar sobre o nosso dia a dia em relação a isso e essa aproximação faz com que os produtos fiquem mais adequados ao que precisamos na prática”, contou.

Para a gestora do Núcleo Técnico da Famato, Lucélia Avi, o evento foi excelente. “Tivemos a participação de produtores rurais e técnicos e casa cheia até o final. Superou todas as expectativas de público com palestras e apresentações tecnológicas de alto nível”, disse.

Evento 

Idealizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e construído em parceria com a Embrapa Agrossilvipastoril e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), o Famato Embrapa Show contou com quatro painéis, 24 palestras e mais de 60 ativos tecnológicos desenvolvidos por 14 Unidades da Embrapa de todas as regiões do país.

Foto: Edilon Carmo / Divulgação Famato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *