Agricultura

Conab estima aumento de 23% na safra de milho

A redução no volume de precipitações começa a preocupar os produtores paulistas de milho 2ª safra. Apesar disso, a expectativa ainda é otimista para a produção estadual do cereal, devendo alcançar mais de 4 milhões toneladas, um aumento de 23,1% em relação à safra anterior. O destaque é o aumento da produtividade (+20,1%). A área plantada terá expansão de 2,5%, fechando o ciclo em 907,1 mil hectares. Os dados são do 8° boletim da safra de grãos, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A distribuição do volume total estimado para produção paulista de milho é de 1,9 milhão de toneladas na 1° safra e 2,1 milhões de toneladas na 2° safra. No caso do milho 1° safra, a colheita já foi encerrada, com produtividade média de 5.700 kg/há (3,7% superior ao ano passado).

Quanto à 2° safra, o clima, até o momento, tem sido favorável ao desenvolvimento do cereal. Todavia, na região de Assis produtores já estão preocupados com a falta de chuvas no período de enchimento de grãos. No sudoeste do estado, algumas áreas estão em estágio mais avançado da cultura. Na região de Presidente Prudente, as áreas estão um pouco mais atrasadas e boa parte das glebas ainda estão em estágio de desenvolvimento vegetativo.

Foto: Adobe Stock

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *