Destaques Notícias

Diesel: confira dicas para reduzir custos de transporte

Economizar combustível geralmente é uma das principais metas do gestor de frotas. Esses custos sempre são motivos de atenção, uma vez que representam grande fatia das despesas gerais da operação. Em períodos com aumento no valor do combustível, os cuidados sobre este insumo precisam ser intensificados. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e de Biocombustíveis (ANP) o diesel foi o combustível que mais subiu em 2021, chegando a um aumento de 46,8%, seguido da gasolina, com aumento de 46,5%.

Fabiano Meneses Paz, Customer Experience Specialist, explica que para as empresas de transporte, os gastos com combustível têm um grande impacto no lucro. “Quanto mais se economiza no consumo de combustível, maior a margem de lucro que o gestor obterá para a empresa. A gestão eficiente é peça fundamental para garantir o aproveitamento dos recursos de forma equilibrada. Além de alguns cuidados que o motorista deve ter ao volante e a manutenção do veículo, o gestor de frotas pode implementar novos processos e tecnologias que têm potencial de reduzir os gastos e assegurar o mesmo nível de produtividade”, afirma.

Independente do tamanho da frota, é possível adotar medidas que contribuem para a economia no consumo de combustível. Confira algumas dadas pelo Especialista da Trimble Transportation:

 1. Fechar parcerias com os fornecedores confiáveis

É sempre importante avaliar a origem do diesel que será usado na frota. O preço não deve ser o único critério de escolha. A economia de centavos pode virar um grande prejuízo de centenas de reais – uma vez que a adulteração aumenta o consumo de combustível e prejudica o motor.

Uma alternativa é fechar parcerias com os fornecedores de diesel. Assim é possível economizar combustível e fornecer uma fonte segura de abastecimento para os motoristas da sua frota.

2. Controlar a velocidade dos veículos com a telemetria 

Os desvios de comportamento dos motoristas relacionados aos excessos de velocidade impactam diretamente na economia e segurança da operação. Acelerar e frear bruscamente, além de aumentar a probabilidade de acidentes graves, são um dos piores inimigos da economia de combustível. “É importante evitar os picos de velocidade. O indicado é acelerar os veículos gradativamente, assim o motor responderá com eficiência, sem consumo exagerado de combustível. Dirigir dentro dos limites indicados pela sinalização é uma boa maneira de economizar combustível e garantir a segurança nas estradas”, comenta Fabiano.

Para gestores de frota, o recomendado, segundo o especialista, é conscientizar toda equipe e observar através dos dados se as orientações estão sendo seguidas e se as medidas estão surtindo o efeito desejado. Uma boa alternativa é controlar a velocidade dos veículos com a telemetria e integrar as imagens de videomonitoramento.

“A telemetria permite o acesso a um feedback instantâneo, fazendo com que os motoristas corrijam comportamentos de risco imediatamente. Já o videomonitoramento possibilita apurar a responsabilidade em acidentes de trânsito, desvios de carga, condutas do motorista, entre outras situações. Esta tecnologia se unida à solução de sensores de fadiga consegue identificar sinais como cansaço, sono, uso de celular ou cigarro, e enviar alertas ao motorista e também à central de controle operacional”, explica.

Após a implantação das soluções da Trimble Transportation, a LOTS Group, por exemplo, conseguiu 87% de redução nos eventos de fadiga e 78% de redução dos excessos de velocidade. Reduções que geraram economia e contribuíram para a redução de acidentes no trânsito.

3. Fique atento ao uso dos pneus

A calibragem e o alinhamento dos pneus influenciam diretamente no consumo de combustível. O cuidado com os pneus também contribui para o aumento da vida útil deles, adiando os gastos com a reposição. Cada frota tem suas características, mas o indicado é que o intervalo para nova a calibragem não ultrapasse 15 dias.

“A pressão correta dos pneus pode influenciar em até 20% no gasto de combustível. Então manter a calibragem, alinhamento e balanceamento dos pneus corretamente pode fazer grande diferença”, comenta.

 4. Temperatura do motor

O motor consome menos quando está aquecido na medida certa e quanto mais tempo for possível trabalhar dentro desta faixa, melhor. Para aproveitar o momento em que o motor está aquecido, o indicado é se planejar e traçar uma rota para ir a vários lugares de uma vez, ao invés de recorrer a várias saídas rápidas ao longo do dia.
5. Troca de marcha no tempo correto

Para obter o melhor rendimento com a economia, o ideal é trocar as marchas dentro da faixa de torque máximo, no momento em que o motor “ganhou força”. Hoje existem softwares que permitem identificar os condutores que têm causado os eventos de RPM excessivo de sua frota. Essas informações são muito importantes e possibilitam fazer ações assertivas de acordo com o perfil de condução dos motoristas. Assim, gerando maior consciência sobre direção segura e econômica, e alcançando ótimos resultados nas operações.

Um exemplo é a Distribuidora Virginia, que identificou que a frota de entregas operava, em média, 34% do tempo nas rotações amarela e vermelha de RPM. Em um ano, alcançou redução significativa de 17,5%, diminuindo manutenções e consumo de combustível. Isso gerou uma economia de R$170 mil em 9 meses.

Vale lembrar ainda que a economia de combustível impacta também nas ações de sustentabilidade, pois reduz a emissão de gases e nesse ponto a telemetria também é uma ferramenta importante para trazer essas informações. A Trimble foi uma das finalistas do Prêmio ODS do Sesi, com um case sobre redução de CO2

Foto: Divulgação Trimble / Pexels

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *