Agricultura

Cresce estimativa para a produção paulista de grãos

As estimativas para a produção paulista de grãos foram elevadas, segundo o 5º Levantamento da Safra 2021/22, realizada pela (Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e consolidada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP). Em relação ao 4º levantamento, houve um crescimento de 0,75% na projeção, que passou de 10,27 milhões de toneladas para 10,35 milhões de toneladas. Comparando-se com a safra passada, a estimativa subiu de 8,65 milhões para 10,3 milhões de toneladas, uma alta de 19,7%.

A área cultivada deve ser 4,2% superior à da safra passada e o clima mais favorável tende a prover um ganho de 14,87% na produtividade, estimada para 4.140,14 kg/ha neste ciclo.

“Apesar de termos dúvida se esse levantamento já capturou o impacto integral da seca na região oeste do Estado, os resultados mostram que a agricultura paulista permanece sólida. Independentemente da conjuntura econômica geral, o setor continua investindo, gerando renda e empregos”, afirma o presidente da FAESP, Fábio de Salles Meirelles.

Uma boa notícia é que a produção de milho safrinha, cultura mais atingida pelos eventos climáticos adversos da safra passada, sinaliza recuperação por meio da intenção de plantio dos agricultores. São estimadas 2,75 milhões de toneladas para este ciclo, um incremento de 92,7%. Já a área plantada tem um crescimento estimado de 4%, de modo que os resultados positivos decorrem do ganho de produtividade, estimado em 85,3%, equivalente a 4.818kg/ha.

Houve também um aumento de 1,35% nas previsões da soja, em comparação com o 4º levantamento. A projeção passou para 4,56 milhões de toneladas, uma alta de 6% em relação ao volume colhido na safra passada.

Para o arroz, a previsão sofreu leve aumento de 0,5% e agora são esperadas 39,8 mil toneladas, resultado equivalente ao ciclo anterior. Para os demais produtos, as projeções foram mantidas.

Foto: Adobe Stock

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *