Agricultura Destaques

Ferramenta da GDM ajuda a garantir a qualidade das sementes de soja

Informação e transparência alinhadas à rastreabilidade de sementes para que os agricultores saibam que o produto que estão levando ao campo tem qualidade garantida. Essa é a proposta do Seed Identity (SID), mais uma iniciativa digital da GDM para assegurar que cultivares e demais materiais são produzidos dentro de critérios rigorosos, os quais certificam a performance dos produtos. 

O grupo apostou nessa iniciativa porque segundo a pesquisa Kleffmann, mais da metade da área plantada de soja no Brasil contém materiais com genética GDM. A qualidade da semente é fator determinante para que as cultivares expressem todo potencial produtivo no campo, logo SID vem para ajudar aos multiplicadores, revendas e produtores a terem informações transparentes e seguras quanto ao produto adquirido. “Como empresa obtentora, licenciadora e líder em genética de soja no mercado, é de nosso interesse que o agricultor receba no campo uma semente com qualidade física, fisiológica e sanitária, e que irá expressar e atestar todo o potencial produtivo acoplado em nossa genética. Com isso, balizamos o mercado de soja quanto a transparência e facilidade de informação em qualidade de sementes, pois quanto mais informações o cliente possui do produto que está adquirindo, melhor será a sua experiência de uso, e, neste caso, melhor será a experiência do agricultor com a semente de soja”, declara Karen Silva, Analista de Projetos Marketing da GDM. 

Por meio dessa ferramenta, os parceiros estratégicos do grupo registram informações que asseguram a origem dos materiais. “Os multiplicadores cadastram os lotes de sementes produzidos e a ferramenta fornece um QR Code para cada lote registrado. Esse irá conter as informações de produção, beneficiamento e testes de análise de germinação e vigor. Além dos multiplicadores, essa ferramenta também beneficia canais e revendas de sementes e os agricultores que são os usuários finais”, comenta Silva.  

A Analista de Projetos também destaca que o parceiro também fica por dentro das etapas que envolvem seu beneficiamento, ou seja, se em um lote foi empregado seis testes de vigor e germinação ou se possui danos físicos ou fisiológicos, ele visualiza o comportamento e histórico dos lotes de forma clara e objetiva. “Isso fica como registro de informação, ao contrário de outras ferramentas do mercado em que ele cadastra somente os testes finais aplicados nos lotes”. 

Através do SID, o multiplicador terá em registro o histórico de todas as informações atribuídas aos lotes. Após o cadastro dos dados, o sistema libera uma tela específica com indicadores analíticos e através deles é possível comparar seu lote com os demais lotes cadastrados por outros multiplicadores, contudo sem indicar quem são os usuários. Outro benefício atrelado ao SID é que a ferramenta possui um estruturado sistema de segurança no compartilhamento dos dados. Quando o agricultor compra as sementes, por meio do QR Code gerado pela ferramenta, ele tem acesso às informações de qualidade o seu lote, sem ter referência do que foi vendido para outros clientes. A integração entre todos os atores da cadeia produtiva também é possível. No caso dos canais e revendas, será possível avaliar o produto comprado dos multiplicadores e receber avaliações dos produtores. 

Agricultores e revendas também recebem o lote com código e neste contém, além das informações de qualidade, uma espaço específico para avaliar a semente adquirida após o plantio ou teste de canteiro. “Desta forma, ocorre a reafirmação de confiança entre o cliente e o seu fornecedor, pois o relacionamento de compra e venda dar-se com transparência nas informações de qualidade da semente”, garante Silva. O SID também possui espaço específico para que o multiplicador compartilhe fotos, vídeos e documentos referentes aos lotes. “Desta forma é gerada uma aproximação do cliente aos seus processos de produção de sementes, aumentando a confiança e gerando a fidelização da parceria cliente e multiplicador”, pontua.

A ferramenta foi lançada em 2020 para realização de testes com alguns multiplicadores da rede GDM. Já em 2021, foi liberada para o restante da rede. Para este ano, SID será liberada para o mercado e as perspectivas são de atingir os demais atuantes da cadeia sementeira de soja brasileira, como os multiplicadores fora da rede GDM e as empresas do licenciamento restrito.

Foto: Divulgação GDM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *