Direto da Redação Notícias

DSM faz avaliação positiva da pecuária em 2021

Um ano dinâmico para a pecuária, mas promissor pela valorização do preço da arroba para o segmento de corte, do bezerro na atividade de cria, e do leite. Essa é a avaliação do negócio de Ruminantes da DSM, dona da marca Tortuga® de suplementos nutricionais para animais, apresentada a jornalistas em um encontro em 8 de dezembro. Nesse cenário, os especialistas da empresa destacam que a pecuária de corte e leite, novamente, se mostrou resiliente às adversidades e importante para a economia do país, apesar das volatilidades do mercado nesse ano e dos desafios enfrentados pelos produtores.

Na pecuária de corte, a retrospectiva do ano passa pelos recordes de preço da arroba do boi e do preço do leite, além do preço alto também para os bezerros na atividade de cria. No mercado da carne, esse ambiente é confirmado pelos números do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-USP) que, por exemplo, registrou recorde para a arroba em novembro, 13,6% acima do mesmo período do ano passado. Na pecuária de leite, o setor foi favorecido por vários cenários, como o crescimento em ritmo menor do que a demanda em alguns países relevantes para o segmento, a exemplo dos Estados Unidos, e o aumento do consumo de lácteos puxado pela retomada econômica em âmbito mundial, embora o mercado doméstico tenha uma retração dos índices de renda da população pelo momento desafiador da economia.

Sergio Schuler

“Se, por um lado os preços recordes da arroba e do leite beneficiaram os pecuaristas, por outro, a alta dos custos produtivos desafiou a gestão e a resiliência dos produtores, que tiveram de lidar com a variação do dólar, aumento de preços do milho, da soja e de outros insumos”, comenta Sergio Schuler, vice-presidente do negócio de Ruminantes da DSM para a América Latina. E é nesse ambiente que o executivo avalia que a aplicação de tecnologias que aumentam a produtividade da pecuária tornou-se ainda mais evidente. “É possível dizer que os desafios impulsionaram a adoção de tecnologias nas fazendas, pois os produtores tiveram de manter o foco nos resultados em todos os ciclos, desde a cria, quando os suplementos ajudam a gerar bons bezerros, passando pela suplementação para buscar ganho de peso dos bovinos de corte e o aumento da produção das vacas de leite”, comenta Schuler.

Sobre as tecnologias do portfólio da marca Tortuga®, o diretor de marketing do negócio de Ruminantes da DSM, Juliano Sabella, menciona algumas inovações relevantes e que melhoram os índices zootécnicos dos bovinos de corte e leite e a rentabilidade dos produtores. Destaque para os aditivos CRINA® e RumiStarTM, ingredientes de alta tecnologia exclusivos da DSM que, combinados aos Minerais Tortuga, trazem uma série de benefícios para aumento da produtividade. Destaque também para o Hy-D®, aditivo que, ao ser incluído na dieta dos bovinos, garante absorção mais rápida e eficiente dos macrominerais, melhorando o rendimento de carcaça, produção de leite e índices reprodutivos, elevando os índices zootécnicos e gerando benefícios de bem-estar animal e segurança alimentar.

6,5 milhões de bois confinados

Estruturado pelo Serviço de Inteligência de Mercado (SIM) da DSM, o Censo de Confinamento DSM 2021 registrou 6,5 milhões de bovinos confinados. O número mostra um crescimento de 2% sobre o ano passado, quando o mapeamento da empresa identificou um total de 6,4 milhões de bovinos confinados, e 37% superior ao número de 2015, quando a empresa começou a fazer esse levantamento e contabilizou 4,7 milhões de bovinos produzidos nesse sistema intensivo.

Regionalmente, os três estados com maior rebanho confinado esse ano são Mato Grosso, São Paulo e Goiás, com 1,38 milhão, 1,12 milhão e 1,07 milhão de bovinos, respectivamente. O estado onde o confinamento mais cresceu, contudo, foi o de São Paulo, com alta de 17% sobre o ano anterior, quando foram anotados 959 mil animais confinados, com Paraná registrando alta de 16% (de 328 mil para 379 mil animais) e Mato Grosso do Sul com alta de 6% (de 753 mil para 798 mil animais). Com relação à retração, o número de bovinos confinados reduziu 16% no Pará (de 206 mil para 173 mil bovinos) e na região do MAPITO – Maranhão, Piauí e Tocantins (de 224 mil para 188 mil bovinos) e em Santa Catarina, onde caiu 13% (de 155 mil para 134 mil bovinos).

“O histórico de crescimento constante dos números do levantamento da DSM comprova que o pecuarista brasileiro está intensificando cada vez o seu sistema de produção sendo o confinamento uma ferramenta estratégica para melhorar a produtividade do rebanho e para auxiliar na introdução de tecnologias que impulsionam os resultados zootécnicos e a receita da fazenda”, avalia Hugo Cunha, gerente técnico nacional de Confinamento da DSM.

Inovação protege o preço para o produtor

Em um ano de muitas volatilidades em vários segmentos do mercado, a DSM reforçou a sua parceria com os produtores de carne e lançou o P@go. Com essa iniciativa inédita, os produtos da marca Tortuga® podem ser vendidos com o preço atrelado ao valor da arroba do boi (a “moeda” dos pecuaristas), com valores pré-estabelecidos (preços travados) por meio do indicador do Boi ESALW/BM&F, usado para liquidação futura de contratos negociados na bolsa de valores. Com esse modelo, a DSM gera previsibilidade para o preço dos seus produtos, que muitas vezes é impactado pelas variações do dólar, o que dificulta a garantia de preço futuro. “Ao atrelar nossos preços à moeda do pecuarista, que é a arroba do boi gordo, conseguimos assegurar o planejamento dos custos com a nutrição do rebanho”, conta Sabella.

Nesse modelo, caso o preço da arroba caia na data de pagamento do pedido, o produtor fica com a diferença do valor em crédito para uma próxima compra. Caso o inverso aconteça, contudo, o produtor não precisa pagar a diferença. “O P@go é um instrumento de mitigação de risco. O produtor nunca perde. Se o preço da arroba cai, ele é bonificado com o valor da diferença para a próxima compra. E se a arroba sobe, ele não precisa pagar essa diferença”, conta Sabella. Ele explica que a DSM consegue manter essa relação comercial em benefício dos clientes ao realizar operações para proteger-se das volatilidades do mercado, o que permite repassar essa proteção no preço dos produtos.

Novo aditivo reduz a emissão de metano dos ruminantes

A sustentabilidade, em seu tripé econômico, social e ambiental, é um dos pilares que suporta as atividades da DSM. Nesse ano, um grande avanço foi a aprovação regulamentar total das autoridades brasileiras para a comercialização do Bovaer®, o novo aditivo da empresa que reduz o metano emitido pelos ruminantes. Depois de um período intenso de pesquisas, que durou mais de dez anos e passou por 45 testes em fazendas de 13 países, em quatro continentes, além de quase 50 estudos científicos independentes, a aprovação do Bovaer® representa um marco para a DSM, que vem se preparando para colocá-lo no mercado.

Sobre a eficiência de Bovaer® no Brasil, um teste feito na Universidade Estadual Paulista (Unesp) conduzido em 2016-17 mostra redução de até 55% de emissão de metano entérico, que é o metano produzido na digestão dos ruminantes e eliminado por eructação (arroto). Com esse resultado, Bovaer® se comprova como uma tecnologia potente para reduzir a pegada de carbono da pecuária de corte e leite e representa um avanço alinhado às discussões recentes da COP26, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas realizada em novembro, em Glasgow, na Escócia.

Cm efeito instantâneo, a inclusão diária de apenas um quarto de colher de chá de Bovaer® ao dia na ração dos bovinos é suficiente para suprimir a enzima que ativa a produção do metano no estômago dos ruminantes. O produto é decomposto com segurança no sistema digestivo do animal e não deixa nenhum resíduo na carne ou no leite; caso o uso seja interrompido, a produção total de metano é retomada, sem efeitos duradouros no organismo do animal. “Bovaer chega para ser um excelente aliado da pecuária moderna, que une a produção e o respeito ao meio ambiente. E os números provam a redução de emissão, pois a inclusão desse aditivo na dieta de três bovinos, por exemplo, equivale à retirada de um carro de passeio das ruas, enquanto a sua inclusão na alimentação de 1 milhão de bovinos equivale a plantar uma floresta com 45 milhões de árvores”, comenta Schuler.

Fotos: Flávio Albim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *