Direto da Redação Notícias

Desafio da Pecuária Responsável divulga selecionados

São conhecidos os 10 projetos selecionados para vencer o prêmio do Desafio da Pecuária Responsável, iniciativa da Phibro Saúde Animal, BE.Animal, Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes Industrializadas (ABIEC), Athenagro e Notícias do Front, com apoio de mais de 90 empresas dos vários segmentos e entidades de classe.

No total, 73 projetos foram inscritos, englobando os cinco domínios do bem-estar animal (boa nutrição, boa saúde, bom ambiente e conforto, bom comportamento e bom estado mental). Todas as propostas foram avaliadas com base nos critérios de relevância, resultados, inovação, qualidade e aplicabilidade. Os 10 projetos selecionados são apadrinhados por empresas, entidades ou profissionais e terão mentoria para eventuais ajustes e aperfeiçoamentos visando a próxima etapa, que escolherá os 3 projetos finalistas que concorrerão ao prêmio de R$ 15 mil no final do segundo trimestre de 2022.

Ivan Fernandes, diretor de marketing e serviços técnicos da Phibro Saúde Animal para a América do Sul, destaque que o Desafio da Pecuária Responsável, lançado em julho deste ano, tem como objetivo incentivar a cadeia de produção de proteína animal a melhorar suas práticas de forma alinhada aos preceitos essenciais da sustentabilidade, contribuindo para a saúde do planeta, dos bovinos e das pessoas, bem como para a economia nacional. “Recebemos 73 projetos, que foram avaliados e selecionados com extremo rigor. Destes, 10 trabalhos nos impressionaram tanto pela inovação quanto pela aplicabilidade no campo e conexão com a proposta do Desafio. São propostas de soluções reais para problemas reais da pecuária brasileira em termos de bem-estar animal”, ressalta Fernandes.

A classificação de notas dos trabalhos recebidos teve diferenciação muito pequena, afirma o prof. dr. Mateus Paranhos, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e sócio do Instituto BE.Animal, empresa responsável pela curadoria do projeto. “Não é porque as propostas que não ficaram entre as 10 não têm qualidade. Todas tinham qualidade e potencial de aplicação. Recebemos propostas com caráter múltiplo, porque além de promover o bem-estar dos animais, promovem a valorização do trabalhador e melhoram a eficiência na realização dos trabalhos. É uma perspectiva bastante nova, relacionada com um conceito de um só bem-estar, que envolve a questão animal e humano num ambiente equilibrado”, pontua Paranhos.

Conforme explica a co-fundadora da BE.Animal e professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT-Sinop), Fernanda Macitelli, “agora, esses 10 escolhidos vão ser assessorados por nós durante quatro meses para que os projetos possam fazer ajustes e, quando forem para a escolha final, estejam preparados para ser colocados em prática”, esclarece.

“Em 2020 batemos o recorde de exportações, com mais de US$ 8 bilhões em receita. Além das conquistas obtidas nos últimos anos, temos muito ainda a evoluir e, nesse sentido, o Desafio da Pecuária Responsável é uma iniciativa de suma importância ao estimular o desenvolvimento de projetos que busquem solucionar algumas das missões do hoje e do amanhã”, assinala Antônio Jorge Camardelli, presidente da ABIEC.

Conforme destaca Maurício Palma Nogueira, sócio-diretor da Athenagro, “nós vivemos um momento de muita desinformação em relação à pecuária e precisamos esclarecer a realidade da produção no campo e o que significa uma pecuária responsável. Uma das premissas é o bem-estar animal. Não se consegue bom desempenho do animal se não houver cuidado com o bem-estar, que tem a ver com a sustentabilidade e dará retorno econômico”.

O portal Notícias do Front defende que o resultado produtivo deve ser visto não apenas como a finalidade da cadeia, mas seu único objetivo possível, visando resultados financeiros positivos e sustentáveis. O portal é assinado pelo médico veterinário e pecuarista Rodrigo Albuquerque. “A pecuária precisa de quatro pilares, que são as responsabilidades animal, sanitária, social e ambiental. Produção e conservação ambiental são parceiros e não inimigos. Sem esse raciocínio, não vamos longe”, pontua Rodrigo.

Confira a lista dos 10 vencedores e os respectivos padrinhos responsáveis:

1- Ana Luiza V. Schultz –  Aliança SIPA (GPSIPA/UFRS, NITA/UFPR e GPISI/UFR)

2 – Ananda Paula L. Lourenço – Fazenda Nota 10

3 – Carolina C. Coutinho – Minerva Foods

4- Iorrano A. Cidrini – APTA Colina

5 – Lareska C. Morzelle – GESTA’UP e Renata Cecilia Bonadio Franco da Silva

6 – Maciel Tavares – ESCO Água e Energia, ESPECIALIZO, Leonardo O. Fernandes, INTERGADO e FAZU

7- Maria Eduarda M. da Silva – Seres Júnior Inovações em Medicina Veterinária

8 – Milena A. Junqueira – ML Zootecnia de Precisão – Mauricio Lerro

9 – Rafael M. Joseph – Fazenda Nota 10

10 – Rúbia P. Barra – Mateus Paranhos e a Lívia C. Magalhães Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *