Direto da Redação Notícias

Coplacana cria plataforma para unificar seus serviços

A Cooperativa dos Plantadores de Cana de São Paulo desenvolveu uma nova plataforma, o CoplaMais, que funciona de forma online e foi desenvolvida por Gabriel Camarinha, Coordenador de Agricultura de Precisão, e Klever Coral, Gerente de Inovação do Avance Hub, em que serviços de plantação, mapa, clima, pulverização de área, controles, seguros, e outros, ficam disponíveis em um domínio com dados conectados.

A Agricultura de Precisão funciona por meio de uma variedade de recursos e dispositivos. Desta forma, o agricultor pode utilizar uma série de equipamentos para aplicar a tecnologia:

•Tratores e pulverizadores são guiados por geolocalização e controlados remotamente por meio de software para agricultura de precisão.
•Drones são utilizados para captar imagens e fornecer informações importantes para o produtor rural.
•Sensores realizam o diagnóstico da variabilidade do solo, como manchas, fluxo de pragas e até mesmo diferenças climáticas.
•A Telemetria analisa a performance do maquinário.
•Os dispositivos posicionados no solo podem ser usados para realizar o raio-x completo do terreno, fornecendo dados de resistência, temperatura e umidade.

“Essa base de serviços já é um dos pilares de sustentação da área de Agricultura de Precisão da Coplacana. Junto com a área de vendas de equipamentos, e assistência técnica, eles juntos suportam todo o resultado de AP da cooperativa”, diz Camarinha.

Para contratar o CoplaMais, os clientes e cooperados devem fazer uma solicitação em qualquer filial da cooperativa e realizar o acompanhamento do pedido através da ferramenta de gestão de ordens de serviço. Em seguida, após os consultores de agricultura de precisão realizarem uma concessão, o sistema informa o cliente a data da execução do serviço.

A Coplacana desenvolveu esse projeto como forma de ajudar os agricultores na gestão de suas lavouras, se tornando um facilitador para que os produtores possam ter acesso rápido e descomplicado aos serviços de AP disponibilizados pela cooperativa.

Foto: Divulgação Coplacana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *