Agricultura Destaques

Irrigação impulsiona a produção de grãos em Paracatu/MG

Paracatu, cidade do noroeste mineiro que já era destaque nacional no setor de pecuária, nos últimos anos também vem se destacando na produção de grãos, especialmente soja, milho e feijão. Muito desse crescimento na agricultura se deu pelo avanço da rede de irrigação agrária do município. Dados de um estudo concluído em abril de 2021 pela Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas (Irriganor) revelaram que a cidade é a maior do Brasil em irrigação por aspersão. São 71.702 hectares e 1.137 pivôs centrais.

Segundo Silvio Dias, gerente da Pivot, empresa de irrigação por pivô central, os números confirmam a importância de Paracatu para o mercado de irrigação agrícola. “Nos últimos anos, só a cidade de Paracatu registrou um crescimento médio entre 5% e 8% ao ano de sua área irrigada. A expectativa é de que esse número cresça ainda mais, pois só aqui nessa região do noroeste de Minas até o mês julho deste ano vendemos, em sistemas de irrigação e outros maquinários agrícolas, o equivalente ao que foi comercializado em todo o ano de 2020”, afirma.

A presidente da Irriganor, Rowena Betina Petroll, avalia como de grande importância o crescimento da produção de grãos na  região. “Além de sua importância no cenário do agronegócio nacional, Paracatu está no meio de uma importante rota de acesso a três grandes capitais: Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro”, afirma.

Outra prova da crescente vocação econômica de Paracatu para a produção de grãos, é o anúncio de investimento feito em maio deste ano pela empresa DWG Agronegócio, que irá direcionar R$ 70 milhões para a implementação de um complexo agropecuário que contará com um posto de combustível, restaurante e lanchonete, estrutura para armazenamento de grãos (soja, milho, sorgo e feijão) e um distrito industrial. O empreendimento deve gerar cerca de 270 mil empregos diretos e indiretos.

Foto: Ken Ritchie / Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *