Notícias

Soja: esmagamento do grão em agosto é o menor desde fevereiro

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) atualizou as estatísticas mensais do complexo soja no Brasil até agosto de 2021.

O esmagamento de soja diminuiu em agosto. O setor processou 3,3 milhões de toneladas, para uma amostra que historicamente representa 85% do esmagamento no Brasil. É o menor patamar desde fevereiro. 

Corrigindo este volume para contemplar toda a cadeia nacional de soja, o resultado aponta para uma retração de 3,3% sobre agosto de 2020. No acumulado de janeiro a agosto, a queda do esmagamento atingiu 1,5% sobre o mesmo período do ano passado.

Em sentido contrário, as estatísticas da OilWorld – consultoria alemã especializada no mercado de oleaginosas - indicam o aumento do esmagamento global entre as safras de 2019-20 e 2020-21 em razão da maior necessidade de farelos e óleos no mundo. 

De forma geral, a redução do processamento no Brasil em um ano de safra recorde e expressivo estoque final da soja em grão, decorre das intervenções realizadas pelo governo na mistura de biodiesel.  

Com relação às projeções para 2021, feitas com base nas avaliações da inteligência de mercado de suas associadas, a ABIOVE aumentou a estimativa do consumo doméstico de farelo. Ainda assim, o estoque final projetado para este ano representa o maior volume de toda a série histórica. 

Após a atualização dos preços de referência, a estimativa atual da ABIOVE é de que o complexo soja, diante das referências correntes dos contratos internacionais, gerem US$ 47,2 bilhões em divisas ao País em 2021. De acordo com os dados oficiais do Ministério da Economia, este valor foi de US$ 35,2 bilhões em 2020. 

Foto: nishimura1123m / Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *