Destaques Pecuária

Inoculantes para silagem: qual bactéria você realmente precisa

O principal objetivo da produção de silagem é preservar o máximo possível do valor nutricional da planta. Sendo assim, se você busca aumentar a eficiência do processo de fermentação e conservação da sua silagem, os aditivos são a resposta para ajudar a garantir a estabilidade aeróbica da sua forragem.

Mas, para entender melhor sobre o assunto, Nathaly Carpinelli, coordenadora técnica da Nutricorp, trouxe algumas informações de estudos realizados pelo Dr. Philip Jones, que é gerente de pesquisa em microbiologia no Reino Unido e vem pesquisando e informando muitos produtores sobre o tema.

Antes de mais nada é importante salientar que na verdade, existem somente duas espécies de bactérias ácido lácticas que podem apoiar e são essenciais para atingir esses objetivos descritos acima.

A primeira delas é a Lactobacillus plantarum, para eficiência de fermentação, e a segunda Lactobacillus buchneri, para deterioração aeróbica. Obter domínio rápido e completo da fermentação da silagem por bactérias ácido láticas é o caminho para se obter uma forragem de alta qualidade, com maior preservação de nutrientes.

“A maioria dos inoculantes aplicam grande número de cepas de bactérias, especialmente selecionadas, dominando a população natural e conduzindo uma fermentação adequada, rapidamente”, afirma Nathaly. Mas, como ela continua e ressalta, nem todos os inoculantes são igualmente bons. Grande parte dos inoculantes possui Lactobacillus plantarum, mas o fato é que a maioria das cepas existentes nele acabam por não funcionar bem quando utilizadas em um pH de gramíneas frescas ou milho, por exemplo. Para que ocorra uma ação efetiva, o pH precisa diminuir para 5 Além disso, a maioria dos inoculantes encontrados no mercado, tem necessidade de cepas auxiliares para iniciar o processo de fermentação.

Mas, ter a bactéria certa trabalhando para a qualidade da sua silagem é somente uma parte do caminho. “A maioria dos inoculantes contém bactérias liofilizadas, um processo que preserva sua estrutura até que se adicione água para sua reativação. Vale ressaltar que as bactérias são organismos vivos e sujeitos a vários fatores estressantes durante o processo de fabricação e armazenamento, que afetará sua taxa de recuperação”, conta.

Técnicas de fabricação insuficientes geralmente se refletem em armazenamento inadequado e na vida útil da mistura no tanque de fabricação. Afinal, isso é o que vai garantir a recuperação e a sobrevivência das bactérias quando ensiladas. Vários estudos independentes têm demonstrado que produtos bem conhecidos do mercado não atingiram as taxas de aplicação ideais, alguns com problemas graves.

Escolher o inoculante ideal para o seu negócio é importante para o aumento do valor nutritivo da forragem a ser ensilada. Escolha com cautela e sempre tenha em mente qual o seu objetivo durante o processo de ensilagem.

Foto: Divulgação / Nutricorp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *