Agricultura Destaques

Banana é cultivada em todos os estados brasileiros

Fruta mais consumida no Brasil, a banana é versátil, rica em potássio, vitaminas e fibras, e seu consumo é tão difundido pelo país que foi instituído o dia 22 de setembro como uma data para comemorar e lembrar a importância desse alimento para os brasileiros.

De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2017/2018, o brasileiro consome em média 25 quilos de banana per capta/ano.

As condições climáticas permitem que a banana seja cultivada de Norte a Sul do país durante o ano todo. Segundo o IBGE, a estimativa da produção nacional em 2021 é de 7 milhões de toneladas em uma área de 465,9 mil hectares.

O Brasil é o quarto maior produtor de banana do mundo, atrás apenas da Índia, China e Indonésia. Praticamente tudo o que é produzido é destinado ao mercado interno, sendo exportado apenas 1%.

São Paulo é o maior estado produtor de banana com 1 milhão de toneladas e participação de 15,3% do total Brasil. Em segundo lugar aparece o estado da Bahia, com 878,5 mil toneladas. Em seguida Minas Gerais (801,7 mil/ton) e Santa Catarina (714,3 mil/ton), conforme dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA/IBGE).

As variedades de banana mais cultivadas no Brasil são as de mesa, como a prata, nanica, maçã e ouro. Cada bananeira produz de uma só vez, de 5 a 15 pencas e cada fruta madura pesa, em média, 100 gramas com uma composição de 75% de água e 25% de matéria seca.

A bananicultura no Brasil também desenvolve um papel social importante. A atividade gera 500 mil empregos diretos e quase metade da sua produção vem da agricultura familiar.

Curiosidades sobre a banana:

– Quando as bananas ficam maduras, o amido se transforma em açúcar, por isso são mais doces quanto estão maduras;

– Existe um museu da banana, localizado na Califórnia (EUA) com diferentes produtos, sendo a maior coleção do mundo dedicada a uma fruta;

– No início dos anos 1900, “pisar em cascas de bananas” constituía um perigo para a saúde;

– Duas bananas contêm energia suficiente para um exercício físico intenso;

Foto: Wenderson Araujo – Sistema CNA Senar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *