Direto da Redação Eventos

Concurso NossoCafé está com inscrições abertas

A Yara está com inscrições abertas para a 5ª edição do Concurso NossoCafé, que elegerá os melhores cafés da espécie arábica da safra 2021, avaliando quesitos como aroma, sabor, acidez, doçura e equilíbrio do grão. O objetivo é promover a produção nacional de cafés de alta qualidade, reforçando a importância da nutrição equilibrada em todo o ciclo produtivo da cultura. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 1º de outubro.

Em sua 5ª edição, o concurso NossoCafé é uma oportunidade de destacar o trabalho dos cafeicultores de todo o Brasil e apresentar ao público o melhor da produção de cafés especiais. “A cada edição deste concurso nos surpreendemos mais com a evolução da qualidade dos cafés. Sabemos que este ano tem sido de muitas dificuldades e superação para o agricultor e, uma forma de diferenciação no mercado é a busca por qualidade. Neste sentido, nossa intenção é fomentar a produção nacional de cafés de alta qualidade e buscar soluções inovadoras que possam gerar maior produtividade e sustentabilidade durante todo o ciclo produtivo”, afirma Kaio Dias, especialista agronômico da Yara.

O concurso é exclusivo para produtores que utilizam o Programa Nutricional da Yara e está dividido em duas fases.  A primeira etapa consiste na análise do café, que deve ser enviado nas categorias Café Cereja Descascado ou Café Natural. As amostras serão classificadas segundo protocolos e avaliação da Specialty Coffee Association, que considera uma série de atributos, entre eles aroma, sabor, acidez, doçura, corpo e equilíbrio.

Os produtores selecionados para a segunda fase da competição deverão apresentar, no período de 14 a 24 de outubro, uma nova amostra do café que será classificada por uma comissão julgadora, também conforme a metodologia da Specialty Coffee Association.

Os vencedores serão anunciados em 11 de novembro. O primeiro colocado de cada uma das categorias ganhará um curso de Q-grader (profissional mestre avaliador Q de qualidade), na BSCA – Brazilian Speciality Coffee Association, na cidade de Varginha (MG), com todas as despesas pagas. Além disso, o primeiro colocado de cada uma das categorias terá seu lote adquirido pela Yara por um valor acima do praticado pelo mercado e terá seu nome e dados de sua propriedade estampados nas embalagens NossoCafé, que serão distribuídas globalmente pela Yara.

O regulamento e a inscrição para o concurso podem ser acessados no site: www.nossocafeyara.com.br/concurso/.

Foto: Divulgação / Yara Fertilizantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *