Notícias

Fundador da Manah, Fernando Penteado Cardoso morre aos 106 anos

Faleceu ontem, dia 7 de setembro, aos 106 anos, o Engenheiro Agrônomo Fernando Penteado Cardoso. Formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP) em 1936, ele desempenhou várias atividades classistas e públicas, inclusive como secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, em 1964. Tornou-se conhecido e respeitado como fundador e presidente da Manah, empresa de fertilizantes e pecuária de corte de 1947 a 2000.

Após a venda da empresa, destinou parte do dinheiro auferido para criar em abril de 2001 a Fundação Agrisus, instituição privada e sem fins lucrativos destinada a aprofundar uma de suas grandes preocupações: a necessidade de pesquisa na área de agricultura sustentável, com destaque para a técnica do Plantio Direto.

A Fundação Agrisus é a precursora no Brasil a trabalhar exclusivamente com recursos próprios no apoio a projetos de pesquisa e divulgação de tecnologias relacionados à conservação e melhoria da fertilidade do solo, assim como, de apoiar a formação de recursos humanos por meio de bolsas de iniciação científica e a realização de eventos técnicos e dias de campo.

Em nota, assinada pelo presidente da entidade, André Malzoni dos Santos Dias, a diretoria da Fundação Agrisus reconheceu “a vida exemplar e a contribuição ímpar de Fernando Cardoso para o crescimento sustentável do agronegócio brasileiro. Ao mesmo tempo, a entidade compromete-se a seguir seus passos, tendo sempre a energia e a determinação de seu mentor como pilares na busca de seus objetivos”.

Diversas outras entidades e empresas do setor lamentaram a perda. A Connan, por exemplo, que tem como um dos membros seu neto, o gerente Comercial Fernando Penteado Cardoso Neto, lamentou o ocorrido e ressaltou “a imensa admiração pela história, trabalho e ser humano que foi exemplo e referência para toda a equipe da empresa”.

Foto: Divulgação / Connan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *