Agricultura

Quebra da safra de milho se concretiza após geadas no estado

A frente fria que avançou sobre o estado e as geadas indicam perdas severas na cultura de milho segunda safra em São Paulo. Em algumas situações, principalmente nas regiões norte e noroeste do estado, foi identificada perda total da lavoura. As informações são do 11° Levantamento da Safra de Grãos 2020/2021, divulgado nesta terça-feira (10) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Em São Paulo, o plantio de milho segunda safra ocorreu, majoritariamente, entre os meses de janeiro e março. Com isso, a maior parte do grão estava em fase de enchimento e maturação quando foi alcançado pelas questões climáticas (estiagem e geadas). Nas regiões onde o clima é mais frio e úmido, com ocorrência de neblina durante as noites – como Assis, Ourinhos e Pedrinhas Paulista –, a perda de produtividade foi menor.

A Conab estima que a produção paulista do milho segunda safra será de 1,4 milhão de toneladas, indicando uma retração de 38,8% em relação à safra anterior. A produtividade deverá ser 40,9% menor que aquela observada no último ciclo, apesar do aumento de 3,6% na área cultivada.

Milho total

A produção total de milho em São Paulo, incluindo estimativas para primeira safra, será de 3,27 milhões de toneladas – uma redução de 22,2% em relação ao resultado obtido em 2019/20. A área total cultivada foi de 885 mil hectares, com uma produtividade média de aproximadamente 3,7 mil quilos por hectare (23,4% menor que aquela observada no ciclo anterior).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *