Eventos

Congresso do Agronegócio avalia o mercado de carbono verde

Em meio às iniciativas, debates e ações implantadas por governos, empresas e instituições da sociedade civil para contribuir na diminuição do impacto das mudanças climáticas e para a descarbonização da economia, o 20º Congresso Brasileiro do Agronegócio, uma realização da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), em parceria com a B3, A Bolsa do Brasil, mostrará como o desenvolvimento do mercado do carbono verde no País é essencial nesse transição para uma economia mais limpa e como a atuação da cadeia do agro é primordial para contribuir nessa direção.

Com a expectativa de reunir milhares de profissionais no dia 2 de agosto, o evento online é considerado um dos mais relevantes do universo do agronegócio brasileiro e contará com as avaliações de importantes especialistas que tratarão do tema central Nosso Carbono é Verde. Eles estarão divididos em três painéis: Energia Limpa e Sustentável, Brasil Verde e Competitivo, O Futuro do Agro no Comércio Mundial para oferecer ponderações embasadas em anos de experiência e estudo, colaborando para ampliar o entendimento e a compreensão nos principais tópicos que norteiam cada temática. As inscrições para participar estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas no site oficial.

O presidente do Conselho Diretor da ABAG, Marcello Brito afirmou em coletiva de imprensa promovida nesta quarta-feira, dia 21 de julho, que a escolha pelo tema não poderia ser diferente, com a maioria dos países debatendo o assunto e anunciando uma estruturação ou reestruturação de seus programas. “O evento trará uma prévia do que deve ser pauta na COP26. As principais economias e empresas estão avançando na estruturação financeira e econômica baseada no carbono e no pagamento de serviços ambientais. É uma nova realidade econômica, que será relevante para nosso país. Temos a chance de ser protagonista, com a implementação de uma agenda agroambiental, dentro de um mercado robusto de carbono”, acrescentou. 

“Há pouco mais de um ano, passamos a oferecer plataformas tanto para o registro como para a negociação de créditos de descarbonização, os CBIOs, que ajudam o setor a efetivar seus negócios e vem atraindo, ainda que em menor número, também investidores não obrigados pelo Renovabio. Vemos grande potencial de expansão para os produtos ou iniciativas que estejam alinhados a práticas sustentáveis. Além do CBIO, temos discutido a evolução do mercado voluntário de carbono e de que forma a B3 pode contribuir para ele, considerando a pré-disposição de diversos players de aperfeiçoar esse mercado no país”, afirma Fabio Zenaro, diretor de Produtos de Balcão e Novos Negócios da B3.

A programação do evento foi construída com o objetivo de ressaltar como o potencial do agro para liderar essa transição para uma economia limpa, em sinergia com a preservação ambiental, que impulsionará o mercado de carbono verde no País. Isso porque é preciso transformar o sistema de produção mundial, buscando caminhos disruptivos e sustentáveis para o desenvolvimento nacional e global. O agro brasileiro pode ter sua terceira safra, que é justamente a neutralização do carbono.

Além de questões atuais, o Congresso Brasileiro do Agronegócio trará também a discussão sobre O Futuro do Agro no Comércio Mundial. Especialistas farão suas ponderações sobre como o Brasil poderá seguir na jornada de crescimento global, como uma atuação mais relevante na geopolítica mundial. Eles mostrarão os desafios que o setor precisará superar bem como as vantagens competitivas que podem ser aperfeiçoadas para que o agro cumpra sua missão de alimentar o mundo com nutrição, qualidade e sustentabilidade.

O Congresso Brasileiro do Agronegócio, na última edição, foi promovido virtualmente, e reuniu mais de 8000 participantes, um público formado por empresários, líderes setoriais, autoridades públicas ligadas aos governos federal, estadual e municipal, diversos parlamentares, além de inúmeros profissionais atuantes na cadeia do agro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *