Destaques Sustentabilidade

Kit de irrigação por gotejamento racionaliza consumo de água em MG

O uso racional da água se tornou ainda mais importante nesse momento, que o Brasil enfrenta a mais grave crise hídrica das últimas décadas. No mês de maio, a Emater-MG fez a entrega de 12 kits de irrigação por gotejamento em Patis, no Norte de Minas. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Programa Irriga Minas, que busca assegurar a produção de pequenas propriedades com um melhor aproveitamento da água.

O Irriga Minas é fruto de um convênio entre o Ministério da Agricultura e a Secretaria de Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), sendo a Emater-MG responsável pela execução do programa nos municípios beneficiados. O programa visa a aplicação de tecnologias de irrigação por gotejamento em áreas de 500 m².

“A região tem uma baixa oferta de água. Os kits são importantes porque o gasto de água é reduzido. Com o sistema, a dosagem é correta, disponibilizada diretamente no pé da planta, dentro do canteiro. Assim, o agricultor evita o desperdício de água e mantém a produção”, argumenta o técnico agrícola da Emater-MG Isaac Ferreira Dias.

No programa, são priorizados os agricultores familiares, que participam do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) ou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), além do Projeto Piloto de Extensão Rural (parceria Emater-MG e Anater) e Dom Hélder Câmara.

Em Patis, foram beneficiados agricultores que produzem hortaliças e frutíferas. O agricultor José Bento Pereira da Silva, conhecido como Zé Bento, da comunidade Ribeirão do Ouro, foi um dos contemplados. “Eu gostei demais do sistema do kit. É o melhor presente para quem é produtor como eu. Chegou na hora certa para me ajudar no trabalho”, diz.

Os kits

Os kits são compostos por uma caixa d’água de 500 litros com tampa, tubo gotejador, filtro, registro e conectores. O conjunto é indicado para o cultivo de hortaliças. Segundo o extensionista da Emater-MG, o uso da irrigação na agricultura vai contribuir para a segurança alimentar das famílias. “Com esse kit, os agricultores vão poder produzir as hortaliças e as frutíferas em praticamente toda época do ano. Assim, eles vão conseguir alimentos para o consumo familiar e ainda poderão comercializar na feira, no PAA e Pnae”, diz Isaac.

Até o início de junho, a Secretaria de Estado de Agricultura de Minas Gerais realizou a entrega de 417 conjuntos de irrigação por gotejamento para agricultores familiares mineiros, em 2021. Ao todo, neste ano, está prevista a distribuição de mais de 700 kits para 59 municípios das regiões Norte e Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *