Direto da Redação Pecuária

Novo protocolo IATF aumenta taxa de prenhez do gado

Estudo científico comprova que o novo protocolo de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) da Zoetis melhora a capacidade reprodutiva das vacas em anestro, ampliando a taxa de prenhez em até 10%.

O experimento foi realizado durante a estação de monta 2018/2019 (de novembro a fevereiro) na Fazenda Santo Antônio, localizada no município de Araguaiana (MT) e demonstrou que a aplicação de duas doses de 2,5 ml de prostaglandina (Lutalyse®) nos animais com ECC (escore de condição corporal) ≤ 2,75, nos dias 7 e 9 do protocolo de IATF, proporcionou um aumento de 9,9% na taxa de prenhez (45,6% x 55,5%).

“A prostaglandina já era recomendada no dia 7 do protocolo, mas somente para vacas que estivessem ciclando. O estudo mostrou que a adição de uma dose ao protocolo e a implementação desse manejo para vacas em anestro resulta em maior prenhez em curto período”, explica Izaias Claro Jr., Gerente Técnico da Zoetis.

O estudo realizado por Isabella Marconato para a obtenção do título de Mestre pela UNESP/Botucatu, teve a orientação do Prof. José Luiz Moraes Vasconcelos, e apontou também maior retorno no investimento do pecuarista que no cenário atual da pecuária chega a 1/25, ou seja, a cada R﹩1,00 investido, retorna R﹩ 25,00 para o sistema. “O pecuarista só tem a ganhar adotando esse novo protocolo de IATF que, além de auxiliá-lo a entrar em um ciclo virtuoso da pecuária de cria, também aumenta a lucratividade”, explica, Isabella.

O manejo já faz parte do protocolo de IATF da Zoetis. “A comprovação científica do estudo reforça a nossa recomendação aos pecuaristas”, finaliza Izaias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *