Direto da Redação Sustentabilidade

Corteva Agriscience anuncia estratégia climática

A Corteva anunciou hoje sua intenção de se juntar aos líderes em ações climáticas e se tornar um negócio mais eficiente em carbono. Em seu Relatório de Sustentabilidade 2020, divulgado hoje, a empresa detalhou o compromisso de definir metas baseadas na ciência para redução da emissão de gases de efeito estufa. O relatório também destaca as metas da empresa para 2030 e traz atualizações sobre os seus compromissos para enriquecer vidas, aumentar a resiliência do sistema alimentar global e proteger o planeta.

O relatório de sustentabilidade da Corteva está sendo lançado um ano depois do anúncio de 14 compromissos para promover, até 2030, a sustentabilidade junto aos agricultores, no solo, nas comunidades e nas operações da empresa.

“No ano passado, a Corteva deu um passo ousado ao anunciar metas de sustentabilidade que se estendem por todo o mundo e estão incorporadas em nosso negócio”, disse Anne L. Alonzo, vice-presidente de Relações Institucionais e diretora de Sustentabilidade da Corteva Agriscience. “Este relatório fornece uma atualização sobre como estamos trabalhando para alcançá-las por meio de nossos produtos, colaborações e esforços de nossos 21.000 funcionários em todo o mundo.”

Objetivo da Estratégia Climática da Corteva Agriscience

Em 2020, a Corteva anunciou o compromisso de definir metas baseadas na ciência para redução da emissão de gases de efeito estufa. Essas metas estão alinhadas com a escala e o impacto global da Corteva e juntam-se ao esforço para limitar o aquecimento global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais. Os compromissos da empresa incluem:

Redução de intensidade em 65% para emissões de escopo 1 e 2 – Este número reflete as emissões relativas à intensidade das atividades de negócios da Corteva em um valor derivado da receita projetada. Uma métrica de intensidade também foi indexada em relação ao crescimento da empresa.

Redução de intensidade em 20% para emissões de escopo 3 – Embora este seja um novo compromisso, os esforços da empresa para gerenciar questões climáticas não são. A Corteva e suas empresas fundadoras têm um forte histórico de iniciativas climáticas avançadas, ao mesmo tempo que fornecem ferramentas digitais, tecnologia em sementes e produtos para proteção de cultivos que ajudam os agricultores a reduzir as emissões em suas atividades.

A Corteva Agriscience pretende atingir esse objetivo por meio de uma série de iniciativas, incluindo medidas para reduzir o uso de energia, concentrar esforços em P&D, aumentar a eficiência da produção e fazer a transição para fontes de energia renováveis. Como próximo passo, a Corteva validará essas metas com a iniciativa Science-Based Targets (SBTi).

Brasil: avanços importantes em projetos ambientais e sociais

No Brasil, o compromisso da Corteva com a sustentabilidade vem desde o primeiro dia como empresa independente e 100% agrícola, em junho de 2019, com atividades que hoje estão alinhadas com as metas globais anunciadas em 2020.

A empresa lançou a Plataforma-S, iniciativa que direciona as estratégias do negócio de pastagem para maior sustentabilidade no setor. Apenas em 2020, com o desenvolvimento de produtos mais concentrados, foi possível reduzir em 231 toneladas a quantidade de plástico na produção de embalagens e, com isso, alcançar uma redução de mais de 443 mil quilômetros rodados para distribuir esses produtos, reduzindo a quantidade de CO2 emitido no meio ambiente. Ainda dentro da Plataforma-S, foram realizadas 15 ações ambientais com foco na recuperação de nascentes e reflorestamento.

Outra iniciativa importante e com foco nas comunidades foi a Academia de Liderança de Mulheres do Agronegócio, lançada em 2018 em parceria com a Fundação Dom Cabral e Associação Brasileira do Agronegócio (Abag). É um projeto que visa estimular maior participação feminina em funções de liderança do agronegócio, por meio da capacitação. Desde a sua criação, mais de 300 mulheres participaram da academia e, quando avaliamos o impacto que elas proporcionaram em suas comunidades, estima-se que esse número possa chegar a mais de oito mil mulheres rurais.

Pensando nas metas conectadas aos trabalhadores rurais, a Corteva atua fortemente no programa Prospera, dirigido para a capacitação de pequenos agricultores do semiárido e zona da mata nordestinos. Desde 2017, cerca de 1000 agricultores passaram pelo programa, ainda em sua fase piloto. Nos próximos dias, será anunciada uma importante expansão do Prospera para impactar mais de 50 mil pequenos produtores rurais nordestinos em cinco anos, com participação de outras empresas da indústria, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (ABRAMILHO).

Ainda no pilar de sustentabilidade, a Corteva mantém um robusto programa de Boas Práticas Agrícolas que, somente no ano passado, treinou mais de 4.500 pessoas. “Os resultados até aqui são uma clara demonstração do quanto estamos comprometidos com um agronegócio ainda mais sustentável, atendendo demandas observadas no campo e nas cidades”, afirma Roberto Hun, Presidente da Corteva Agriscience para o Brasil e o Paraguai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *