Avicultura Destaques

Cuidados ajudam a melhorar status sanitário dos frangos de corte

Manter a saúde de aves em perfeitas condições é sempre um desafio. Afinal, está em jogo não apenas a produtividade dos lotes, mas também a rentabilidade da atividade. Com o foco no uso racional de medicamentos, produtores e veterinários utilizam cada vez mais medidas de biosseguridade e prevenção. Uma dessas medidas é durante o intervalo de lotes, um dos períodos mais importantes, portanto, para se cuidar da biosseguridade dessas aves.

De acordo com Ana Caselles, gerente técnica de aves da SANPHAR Saúde Animal, o intervalo entre lotes deve respeitar três etapas importantes: a primeira é a limpeza para remoção de matéria orgânica, pó e penas, seguida pela desinfecção por produtos específicos para reduzir a pressão de infecção e, logo, o vazio sanitário, que consiste na proibição da entrada de pessoas ou animais.

“Durante o intervalo de lote, a etapa de desinfecção úmida pode ser comprovadamente substituída pela desinfecção a seco. A desinfecção a seco é uma prática que tem se tornado mais interessante na produção de frango de corte devido à sua eficácia no controle de patógenos persistentes nas instalações e melhoria das condições ambientais no local. Nos casos de reutilização de cama, desinfetantes líquidos, em sua maioria, têm efeito limitado de desinfecção devido à grande quantidade de matéria orgânica e inativação dos princípios ativos desses produtos, favorecendo a multiplicação de agentes posteriormente pela presença da água. Já os produtos secos podem conferir bons resultados nesse período”, explica.

Ela afirma que para que o objetivo seja alcançado é necessário que, previamente, seja feita uma boa limpeza a seco na instalação, retirando sujidades e restos de ração (matéria orgânica), dos equipamentos e superfícies das instalações, como forro, laterais e muretas, assim como a queima das penas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *