Agricultura Destaques

Equilíbrio nutricional é importante na fertirrigação

Por Lucas Muraoka* e João Maçãs** –  A fertirrigação é uma técnica bastante difundida no Brasil, de forma mais expressiva nas regiões Nordeste e Sudeste, seguida pela região Sul, onde o uso dessa tecnologia também tem crescido. Dados do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), responsável pela condução da Política Nacional de Irrigação, revelam que o Brasil, mesmo com um potencial estimado em 30 milhões de hectares, irriga apenas 7 milhões de hectares (Mha), ocupando a sétima posição mundial.

O sistema de cultivo fertirrigado consiste na aplicação de maneira combinada de água e nutrientes às diferentes culturas como as frutíferas, hortaliças, café e plantas ornamentais com o objetivo de atender da melhor maneira as exigências hídricas e nutricionais. Esta tecnologia apresenta uma série de vantagens como redução do custo de mão de obra, redução do risco climático, maior eficiência de uso da água e nutrientes pelas plantas cultivadas, entre outras.

Um bom manejo de fertirrigação é essencial e exige dedicação e planejamento. Isso porque neste sistema a planta detém água e nutrientes de maneira localizada no volume de solo ao redor das raízes, que recebe o nome de bulbo úmido. Deste modo, erros no planejamento e execução da fertirrigação podem apresentar grandes impactos à lavoura como uma acidificação ou salinização excessiva deste bulbo.

O equilíbrio nutricional é essencial para um bom manejo, afinal a produtividade sempre será limitada pelo fator nutriente que estiver em maior escassez diante da necessidade da cultura. E dois nutrientes que frequentemente recebem menor atenção nos cultivos agrícolas são o magnésio e enxofre, devido ao grande foco dado ao NPK. O magnésio é um componente estrutural da clorofila, essencial para a fotossíntese, além de ser um importante ativador de enzimas,tendo parte muitas vezes indiretamente em quase todos os processos envolvendo energia pela planta.Colabora com o fósforo na nutrição das plantas, atuando como um ‘carregador’ do nutriente do solo para as raízes e para dentro da planta. Já o enxofre é constituinte de aminoácidos essenciais, seu fornecimento adequado contribui para um bom desenvolvimento vegetativo da cultura e aumenta o teor de proteínas e lipídeos do produto colhido, além de desempenhar um papel fundamental no processo de desintoxicação da planta por metais pesados. 

É essencial que produtores rurais e consultores sempre busquem por produtos com elevada solubilidade e pureza para fertirrigação, prezando por fertilizantes de qualidade. Esta atitude preserva o sistema e contribui para um nível elevado de uniformidade e eficiência. Vale ressaltar que atenção deve ser dada também a outros fatores que impactam no operacional como qualidade da água, a adequação das fontes de nutrientes ao sistema de cultivo, além da calibração das bombas injetoras e uniformidade na vazão do sistema.

(*) Lucas Muraoka é engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ/USP e especialista em fertirrigação 

(**) João Maçãs, é engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ/USP e gerente de produtos da Yara Brasil 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *